[weglot_switcher]

Fed revê em baixa projeções para a economia dos EUA: PIB cresce 2,3% em 2019

Numa nota publicada esta quarta-feira, após o fim da reunião de dois dias do Comité Federal de Mercado Aberto (FOMC), a instituição liderada por Jerome Powell, projeta um abrandamento da economia até 2021.
19 Dezembro 2018, 19h01

A Reserva Federal norte-americana reviu em baixa as projeções do crescimento económico do país para o próximo ano, antecipando uma expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,3%, que compara com os 2,5% projetados em setembro.

Numa nota publicada esta quarta-feira, após o fim da reunião de dois dias do Comité Federal de Mercado Aberto (FOMC), a instituição liderada por Jerome Powell antecipa uma revisão de 0,2 pontos percentuais (p.p.) face à estimativa de setembro. Já para este ano prevê uma expansão de 3%, um p.p. abaixo dos 3,1% previstos em setembro.

O banco central confirmou ainda a tendência de desaceleração da economia, inscrita nas projeções de junho, e prevê um PIB de 2% em 2020 e 1,8% em 2021.

Sobre a inflação, cuja fixação da meta nos 2% tem sido um dos temas em debate entre os governadores dos bancos centrais mundiais, a Fed revê em baixa a projeção de 2,1% de junho para 2% este ano, e de 2% para 1,9%, em 2019.

O cenário macroeconómico projetado pelo banco central é utilizado pela Fed para justificar a quarta subida da taxas de juro deste ano. No final da reunião de dois dias, a instituição liderada por Jerome Powell anunciou o aumento de 25 pontos base.

“Tendo em conta as condições realizadas e esperadas no mercado laboral e na inflação, o Comité decidiu aumentar a intervalo alvo da federal funds rate para entre 2,25% e 2,5%”, referiu o banco central, em comunicado.

Em relação ao futuro, o Comité explicou que acredita que “novos aumentos graduais na taxa diretora serão consistentes com a expansão sustentada da atividade económica, condições fortes no mercado de trabalho, e a inflação perto do objetivo simétrico de 2% no médio prazo”.

[Notícia atualizada às 19h12]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.