[weglot_switcher]

Feira de Outono – Arte & Antiguidades em versão intimista e em busca de novos públicos

De 16 a 20 de novembro a 3ª edição da Feira de Outono apresenta 14 galeristas e antiquários na Sociedade Nacional de Belas-Artes, em Lisboa. Um evento que também quer contribuir para o debate sobre o que se faz nesta área e fomentar sinergias.
  • Francisco Pereira Coutinho
31 Outubro 2022, 16h40

Poder-se-ia dizer que não há duas sem três a propósito da 3ª edição da Feira de Outono – Arte & Antiguidades da Associação Portuguesa dos Antiquários (APA), na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, entre 16 e 20 de novembro. Até porque o objetivo é consolidar um evento que pretende colmatar a inexistência de uma feira de referência no centro da capital, “com a garantia de qualidade que a APA nos tem vindo a habituar ao longo de 30 anos”, como se lê em comunicado.

A APA é uma associação sem fins lucrativos, criada há 30 anos, e integra a Confederação Internacional dos Negociantes de Obras de Arte desde 1996. Nesta edição, a escolha recaiu sobre uma versão “mais reduzida e intimista” da Feira de Outono, mas as ambições da APA, segundo a presidente da Direção, Isabel Lopes da SIlva, em nada foram beliscadas. “Esperamos, mais uma vez, contribuir para a dinâmica de Feiras de antiguidades em Lisboa e em Portugal, que tanto valorizam o antiquariato e o património, mas que, sobretudo, sustentam uma plataforma de discussão sobre o que se fez e faz em Portugal nesta área, estabelecendo sinergias entre museus, público já conhecedor, colecionadores, estetas e curiosos”.

Mas não só. A Feira de Outono – Arte & Antiguidades, acrescenta Isabel Lopes da Silva, também foi pensada “para atrair novos públicos e para uma nova Lisboa, sempre cambiante e surpreendente”. A aposta recai sobre obras cerâmica, joalharia, azulejaria, pintura, mobiliário, arte sacra, entre outras expressões artísticas, numa edição que conta com a presença de 14 galerias e antiquários, a saber: António Costa Antiguidades; D’Orey Tiles; Galeria São Mamede; Ilídio Cruz; Isabel Lopes da Silva; Kukas by Casa Fortunato; Luís Alegria; Manuel Castilho; Manuela Verde Lírio; Objectismo; Porcelana da China de Maria Eduarda Mota; Ricardo Hogan Antiguidades; Tomás Branquinho da Fonseca / TBF Fine Art; e Trema Arte Contemporânea.

Os bilhetes custam 7 euros (individual) ou 12 euros (duplo). A feira estará aberta ao público na Sociedade Nacional de Belas Artes, de quarta a sexta-feira, 16 a 20 de novembro, das 15h às 21h; sábado, das 15h às 22h; e domingo, das 15h às 20h.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.