[weglot_switcher]

Feliciano Barreiras Duarte desiste do doutoramento em Direito

O ex-secretário-geral do Partido Social Democrata (PSD) tomou a decisão antes que a Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), o pudesse obrigar a frequentar as aulas que já tinha dispensado.
  • Cristina Bernardo
24 Maio 2018, 10h07

Feliciano Barreiras Duarte já não vai realizar o doutoramento em Direito. Segundo o jornal “Público”, o ex-secretário-geral do PSD estava inscrito na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), mas desistiu do curso.

Na base desta decisão está a denúncia de que a referência à Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos EUA, era falsa e por isso a UAL poderia obrigar Feliciano Barreiras Duarte a frequentar as aulas que já tinha dispensado, mas o social-democrata acabou por se antecipar ao instituto de ensino.

Na altura em que foi admitido a doutoramento, Feliciano Barreiras Duarte ficou dispensado da parte lectiva, ou seja só teria de apresentar um trabalho de investigação para uma futura tese. Esta dispensa foi justificada por uma informação que veio a provar-se como sendo falsa no currículo de Barreiras Duarte.

De acordo com o jornal “Público” afinal o social-democrata não era um visiting scholar (estudante visitante) na Universidade da Califórnia, em Berkeley, o que levou também à sua demissão de secretário-geral do PSD na presidência de Rui Rio, sendo substituído por José Silvano.

Feliciano Barreiras Duarte concluiu a sua licenciatura em Direito na UAL em 1996, com média de 11 valores. Em 2014, defendeu no mesmo instituto de ensino a tese de mestrado, que foi colocada em causa devido às referências na universidade norte-americana. Esta tese foi confirmada ao “Público”, pelo administrador escolar da UAL aprovada “por unanimidade com a classificação de 18 valores, que corresponde à classificação de excelente”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.