[weglot_switcher]

Feriados e réveillon esgotam hóteis em Lisboa e no Porto

As viagens planeadas pelos portugueses para aproveitar o período das festas estão a subir cerca de 10%, prevendo-se um crescimento ainda maior do que na altura do verão.
20 Novembro 2017, 09h13

A aproximação dos feriados de dezembro e o réveillon estão a fazer disparar a taxa de ocupação dos hotéis em Lisboa e no Porto. As viagens planeadas pelos portugueses para aproveitar o período das festas estão a subir cerca de 10%, prevendo-se um crescimento ainda maior do que na altura do verão, avança o Jornal de Notícias.

“O ano está a corresponder às expectativas, nesta altura temos um crescimento global das viagens que não andará muito longe dos 10%”, revelou ao JN Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa de Viagens e Turismo. “O Natal não é uma época muito típica para viagens, é mais de movimentações das famílias dentro do país, mas o réveillon sim e sabemos que há aumentos da procura”.

Brasil e Cabo Verde lideram a lista de destinos internacionais mais cobiçados pelos portugueses, enquanto a nível nacional, o Algarve e a Madeira são as regiões que registam uma maior procura. Em Portugal, há já entidades hoteleiras com 100% de taxa de ocupação no período natalício e a maioria dos hóspedes são estrangeiros, nomeadamente brasileiros e norte-americanos.

No portal de reservas online Booking.com ainda há alguns hotéis de cinco estrelas com disponibilidade para o feriado de 1 de dezembro, mas no fim de semana seguinte, o cenário é já de 96% de ocupação. No fim de semana que inclui o dia de Natal, a taxa de ocupação é também já de 94%. Já na época da passagem de ano, as reservas nos hotéis melhor cotados é já de 96%.

“Os hoteleiros estão confiantes com as perspetivas para dezembro”, afirma Vítor Costa, diretor-geral da Associação Turismo de Lisboa, sublinhando que o setor está “prestes a fechar o ano com mais um recorde turístico”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.