Feriados: saiba quais os fins-de-semana que pode prolongar em 2017

Vai haver cinco feriados e mais cinco possibilidades de fazer ponte no próximo ano. Feriados municipais ainda aumentam a lista de dias de descanso.

O calendário do próximo ano traz boas notícias para os trabalhadores portugueses que queiram gozar de alguns dias de descanso. Em 2017, pode contar com cinco fins-de-semana prolongados e mais cinco feriados à terça e quinta-feira, que podem transformar-se em pontes.

Para os lisboetas, o Santo António pode vir ainda a adicionar mais um fim-de-semana prolongado a esta lista. Já os portuenses não têm tanta sorte, já que o São João (24 de junho) vai ser a um sábado em 2017.

O primeiro fim-de-semana prolongado aparece com a Sexta-Feira Santa (14 de abril). O Dia do Trabalhador, duas semanas depois traz outro fim-de-semana de três dias, desta vez com o feriado a uma segunda-feira.

Os outros três feriados, só aparecem no final do ano, em dezembro. A Restauração da Independência será a uma sexta-feira (1 de dezembro), assim como o feriado religioso da Imaculada Conceição (8 de dezembro). Já o Natal será a uma segunda-feira, o que significa mais um fim-de-semana prolongado.

Este ano contará com mais possíveis pontes, desde a reposição dos feriados em 2015 por António Costa. Cinco no total. A primeira ponte pode acontecer logo no Carnaval com a habitual terça-feira de comemorações (28 de fevereiro).

Seguem-se o 25 de Abril, uma terça-feira; o Corpo de Deus (a 15 de Junho, uma quinta-feira); a Assunção de Nossa Senhora (a 15 de Agosto, uma terça-feira); e a Implantação da República (a 5 de Outubro, uma quinta-feira).

Nos municípios onde se festeja o Santo António, que para o próximo ano calha a uma terça-feira (13 de Junho), é possível uma sexta ‘ponte’. O primeiro de janeiro e o Dia de Portugal (10 de junho) é que não vão trazer dias de descanso adicionais já que se comemoram a um domingo e a um sábado, respetivamente.

Relacionadas

Esquerda reivindica mais férias e o feriado de Carnaval

A 11 de janeiro, o tema volta a ser debatido. PCP, Os Verdes e Bloco querem o aumento do número de férias para todos os trabalhadores e que no Carnaval volte a ser feriado.

Governo dá tolerância de ponto à função pública a 26 de dezembro

Feriados do Natal e Ano Novo calham em domingos. PCP tinha pedido tolerância para trabalhadores das Lojas do Cidadão e dos serviços “nascer cidadão” nos hospitais, nos dias 24 e 31 de dezembro.

Feriados dão folgas extras a deputados

Parlamento agendou contacto com o eleitorado para dias junto a feriados e fins de semana. Debate quinzenal foi antecipado para quarta-feira.
Recomendadas

Humanidade só se salva se defender o planeta Terra e a biodiversidade- Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou hoje que a única saída para salvar a Humanidade é “investir no planeta Terra” e deter a perda de biodiversidade.

Sapadores de Lisboa pedem às pessoas para não saírem de casa devido ao mau tempo

O comandante dos Sapadores Bombeiros de Lisboa, Tiago Lopes, pediu hoje aos lisboetas para não saírem de casa devido à formação de lençóis de água na estrada por causa das fortes chuvadas que se fazem sentir na cidade.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.
Comentários