“Férias na Crimeia? Grande erro”. Veja o vídeo irónico com que Kiev reagiu às explosões na península

O “apelo” acompanha as imagens das explosões que tiveram lugar esta terça-feira e que atingiram a base de Saky, perto de Novofedorivka, no oeste da Crimeia, zona muito próxima de resorts perto do mar, muito populares entre os turistas russos.

O Ministério da Defesa lançou um vídeo nas redes sociais a apelar aos russos, com uma boa dose de ironia, que não façam férias na península da Crimeia. O “apelo” acompanha as imagens das explosões que tiveram lugar esta terça-feira e que atingiram a base de Saky, perto de Novofedorivka, no oeste da Crimeia, zona muito próxima de resorts perto do mar, muito populares entre os turistas russos.

“A menos que queiram umas férias de verão desagradavelmente quentes, aconselhamos os nossos prezados hóspedes russos que não visitem a Crimeia Ucraniana”, começa por referir o post do Ministério da Defesa ucraniano. “Nenhuma quantidade de protetor solar irá protegê-los dos efeitos perigosos de fumar em áreas não autorizadas”, conclui o tweet.

O vídeo mostra várias imagens que estão a circular nas redes sociais e que ilustram turistas a fugir das explosões que sucederam naquela zona esta semana. Alguns relatos afirmam que foram ouvidas pelo menos 12 explosões, sendo que o balanço, para já, fala de um morto e oito feridos.

Para já, Moscovo alega que as explosões foram causadas pela detonação de munições e não por um ataque ucraniano. Kiev não reivindicou o ataque mas oficiais ucranianos terão confessado ao “The New York Times”, sob anonimato, que foi mesmo um ataque da Ucrânia à Rússia.

A Rússia anexou a Crimeia em 2014, retirando-a à Ucrânia, uma jogada que o Ocidente considerou ilegítima, após a deposição do Presidente ucraniano pró-russo.

Recomendadas

“Hat-Trick” no “Jogo Económico”. Do abandono de Rafa ao português entre os futebolistas mais bem pagos do mundo

Veja a análise aos números da semana na rubrica do programa da plataforma multimédia JE TV.

António Saraiva: “O ministro da Economia talvez tenha sido um pouco extemporâneo”. Veja o “Discurso Direto”

Discurso Direto é um podcast do Novo Semanário e do Jornal Económico onde todas as semanas são entrevistados os protagonistas da política, da economia, da cultura e do desporto.

Porque há adeptos maltratados nas bancadas de uma Liga que quer ser rentável? Veja o “Jogo Económico”

Emanuel Macedo de Medeiros, responsável máximo da Sport Integrity Global Alliance (que dinamizou a semana passada o terceiro congresso desta coligação de integridade e boa governança no desporto, com mais de 100 parceiros internacionais), fala sobre este e outros temas nesta edição.
Comentários