[weglot_switcher]

Ferido e faminto, urso polar aparece em cidade russa a centenas de quilómetros do seu habitat natural

De acordo com os ambientalistas, este é o primeiro urso polar visto na cidade em mais de quatro décadas. As alterações climáticas e o seu impacto no Ártico obrigam os animais a deslocarem-se grandes distâncias para se alimentarem.
19 Junho 2019, 13h00

Um urso polar foi visto numa cidade industrial da Sibéria, afastado para sul dos seus territórios de caça. Ferido, faminto e exausto, assim estava o animal que se desviou centenas de quilómetros do seu habitat natural no Ártico. O urso caminhou até à grande cidade industrial russa de Norilsk, no norte da Sibéria.

Depois do alerta dado pelas autoridades, Anatoly Nikolaichuk, chefe do departamento de caça local, disse à agência de notícias Tass que a última vez que um urso polar foi visto na área envolvente de Norilsk foi há mais de 40 anos.

“Ela ainda está a mover-se em torno de uma fábrica, sob observação da polícia e dos serviços de emergência, que estão a garantir a sua segurança e a dos moradores”, disse à AFP Alexander Korobkin, funcionário de serviços ambientais.

Esta quarta-feira é esperada uma equipa de especialistas que será responsável por inspeccionar o animal e decidir o seu destino.

Ambientalistas afirmam que os animais selvagens estão a sofrer com a redução do ambiente de caça e a diminuição do gelo, à medida que o Ártico vai ficando mais quente, e alguns têm-se aventurado para sul à procura de comida.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.