[weglot_switcher]

Fernando Chalana, o pequeno genial que mostrou ao mundo o talento português (com áudio)

Morreu esta quarta-feira um dos melhores jogadores portugueses da história do Benfica e que protagonizou a primeira grande transferência de um talento nacional para um clube estrangeiro.
10 Agosto 2022, 09h23

Fernando Chalana, antigo internacional português e futebolista emblemático do SL Benfica, faleceu esta quarta-feira aos 63 anos, tal como foi anunciado em comunicado pelo clube onde fez praticamente toda a sua carreira.

Recordam as “águias” que o antigo internacional português ingressou no clube da Luz aos 15 anos (começou como júnior no FC Barreirense), emblema que representou primeiro como jogador, durante treze temporadas (de 1974 a 1984 e de 1987 a 1990), tendo estado ainda no SL Benfica como elemento técnico ligado ao futebol.

Natural do Barreiro, onde nasceu no dia 10 de fevereiro de 1959, Fernando Chalana vestiu oficialmente a camisola dos “encarnados” pela primeira vez no dia 7 de março de 1976, com apenas 17 anos e 25 dias. Até àquela data, nunca ninguém tão jovem havia atuado na 1.ª Divisão portuguesa.

Em 1984, e depois de uma prestação memorável no Europeu de 1984, Fernando Chalana tornou-se também o primeiro jogador a mostrar o talento do futebol português num grande campeonato internacional. Deslumbrados com a prestação do extremo nos jogos do Euro (Portugal caiu nas meias finais frente à França), os franceses do Bordéus ofereceram um ordenado de 450 mil euros a Fernando Chalana, uma verba pouco comum naquela altura.

O SL Benfica recebeu cerca de dois milhões de euros, verba que permitiu a que a direção liderada por Fernando Martins terminasse as obras do antigo Estádio da Luz com o fecho do mítico terceiro anel.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.