Fernando Chalana, o pequeno genial que mostrou ao mundo o talento português (com áudio)

Morreu esta quarta-feira um dos melhores jogadores portugueses da história do Benfica e que protagonizou a primeira grande transferência de um talento nacional para um clube estrangeiro.

Fernando Chalana, antigo internacional português e futebolista emblemático do SL Benfica, faleceu esta quarta-feira aos 63 anos, tal como foi anunciado em comunicado pelo clube onde fez praticamente toda a sua carreira.

Recordam as “águias” que o antigo internacional português ingressou no clube da Luz aos 15 anos (começou como júnior no FC Barreirense), emblema que representou primeiro como jogador, durante treze temporadas (de 1974 a 1984 e de 1987 a 1990), tendo estado ainda no SL Benfica como elemento técnico ligado ao futebol.

Natural do Barreiro, onde nasceu no dia 10 de fevereiro de 1959, Fernando Chalana vestiu oficialmente a camisola dos “encarnados” pela primeira vez no dia 7 de março de 1976, com apenas 17 anos e 25 dias. Até àquela data, nunca ninguém tão jovem havia atuado na 1.ª Divisão portuguesa.

Em 1984, e depois de uma prestação memorável no Europeu de 1984, Fernando Chalana tornou-se também o primeiro jogador a mostrar o talento do futebol português num grande campeonato internacional. Deslumbrados com a prestação do extremo nos jogos do Euro (Portugal caiu nas meias finais frente à França), os franceses do Bordéus ofereceram um ordenado de 450 mil euros a Fernando Chalana, uma verba pouco comum naquela altura.

O SL Benfica recebeu cerca de dois milhões de euros, verba que permitiu a que a direção liderada por Fernando Martins terminasse as obras do antigo Estádio da Luz com o fecho do mítico terceiro anel.

Recomendadas

Indonésia. Polícia sob pressão pelo uso indiscriminado de gás lacrimogéneo

Os desacatos num estádio de futebol resultaram em 125 mortos, 17 dos quais crianças, de acordo com as autoridades. A atuação da polícia gerou o caos e vai contra as indicações da FIFA.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.

“Hat-Trick” no “Jogo Económico”. António Silva: como a jovem promessa do SL Benfica valorizou 1233,3%

Veja a análise aos números da semana na rubrica do programa da plataforma multimédia JE TV.
Comentários