Fernando Medina: “Já acabou por completo qualquer insinuação de regresso à austeridade”

O ministro deu exemplos de medidas, entre as quais o aumento em dez euros das pensões até 1.108 euros, que abrange 1,9 milhões de beneficiários e que “dificilmente pode ser considerada política de austeridade”.

Fernando Medina
Fernando Medina

O ministro das Finanças, Fernando Medina, descartou esta quarta-feira um regresso às políticas de austeridade, referindo que este Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) “procura ser efetivo na resposta dos preços e dos rendimentos”.

“Já acabou por completo qualquer insinuação de regresso à austeridade”, afirmou o responsável pela pasta das Finanças, na conferência de imprensa de apresentação da proposta de OE2022, que decorre esta tarde no Ministério das Finanças, em Lisboa.

O ministro deu exemplos de medidas, entre as quais o aumento em dez euros das pensões até 1.108 euros, que abrange 1,9 milhões de beneficiários e que “dificilmente pode ser considerada política de austeridade”.

Fernando Medina falou ainda do reforço dos rendimentos para apoiar a natalidade, que estavam igualmente previstas na anterior proposta orçamental, como o aumento do apoio para o segundo filho até aos seis anos em termos de IRS (dedução à coleta de IRS de 900 euros/ano) ou a gratuitidade das creches para todas as famílias para estabelecimentos com acordos de cooperação com a Segurança Social.

“Não há medidas de política que estejam a agravar a fiscalidade ou as contribuições para a Segurança Social”, afirmou. “Os aumentos [das pensões] decorrem do melhor ponto de partida, melhor do que em outubro de 2021”, referiu o governante.

Recomendadas

Espanha destina mais nove mil milhões até final do ano para responder a subida de preços

O governo espanhol aprovou este sábado um novo plano para responder ao impacto da guerra na Ucrânia na economia e ao aumento dos preços, no valor de nove mil milhões de euros até ao final do ano.

GNR garante segurança do Fórum do BCE com cerca de 140 militares por dia

Um total de aproximadamente 140 militares por dia, com a utilização de diferentes meios da Guarda Nacional Republicana (GNR), vai garantir a segurança do Fórum do Banco Central Europeu (BCE) em Sintra entre domingo e a próxima quinta-feira.

Preço do leite fecha vacarias e distribuição tem que “acordar”, aponta associação

O preço do leite à produção e a subida dos custos está a levar as vacarias a encerrar, podendo haver escassez deste produto, alertou a Aprolep, vincando que, quando a distribuição “acordar”, poderá já ser tarde.
Comentários