[weglot_switcher]

Fernando Pinto foi CEO da TAP e gestor da Atlantic Gateway ao mesmo tempo

Os cargos cumulativos foram recordados pelo deputado comunista Bruno Dias, na comissão de inquérito à TAP. Fernando Pinto já estaria nessa posição no consórcio privado quando comunicou ao Governo da altura que a companhia aérea tinha uma situação financeira debilitada. 
  • Clodagh Kilcoyne/Reuters
1 Junho 2023, 18h57

Fernando Pinto terá sido simultaneamente CEO da TAP e gestor da Atlantic Gateway, quando este consórcio estava a comprar a TAP e já depois de terminada a aquisição, recordou esta tarde o deputado Bruno Dias, do PCP, no decorrer da comissão parlamentar de inquérito à TAP.

Esta quinta-feira é ouvido o ex-secretário de Estado do Governo PSD/CDS, Sérgio Monteiro, que confrontado com a informação diz não se recordar.

De acordo com o deputado comunista, Fernando Pinto, que era na altura CEO da TAP, ocupou também o cargo de administrador da Atlantic Gateway – o consórcio de David Neeleman e Humberto Pedrosa – quando esta estava a tentar negociar a compra de 61% da TAP. Já estaria nessa posição no grupo privado quando comunicou ao Governo da altura que a companhia aérea tinha uma situação financeira debilitada.

Aliás, Fernando Pinto já estaria como gestor do consórcio quando a Atlantic Gateway apresenta à TAP informações sobre o contrato com a Airbus, que previa a aquisição de 53 novas aeronaves e a capitalização da transportadora. Esta reunião deu-se a 8 de novembro de 2015. Só no dia seguinte é que o também CEO da TAP deixa o consórcio.

Fechada a privatização quatro dias depois – a 12 de novembro – volta a entrar como administrador da Atlantic Gateway, sublinhou o deputado, que estranha o facto de haver um “gestor público que é, ao mesmo tempo, administrador da empresa que a vai adquirir”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.