[weglot_switcher]

Ferro Rodrigues acusa Cavaco Silva de “despeito e rancor políticos” (com áudio)

O comentário do antigo presidente do Parlamento, publicado esta sexta-feira no jornal “Público” vem no contexto do pedido de demissão de João Galamba, sobre o qual Ferro Rodrigues prefere não opinar apesar de adiantar que “a situação nunca deveria ter chegado àquele ponto”.
  • Rodrigo Antunes/Lusa
26 Maio 2023, 09h00

Eduardo Ferro Rodrigues, antigo secretário-geral do PS e ex-presidente da Assembleia da República acusou Aníbal Cavaco Silva em artigo de opinião do “Público” de “despeito e rancor políticos”, a propósito das acusações que o antigo chefe de Estado e de Governo desferiu contra António Costa e o elenco governativo.

No passado sábado, durante o 3.º Encontro Nacional dos Autarcas Social-Democratas (ASD), em Lisboa, o antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva acusou o Governo de ser especialista em “mentira e propaganda” e, considerou que o primeiro-ministro perdeu a autoridade e não desempenha as competências que a Constituição lhe atribui, sugerindo a sua demissão.

O comentário do antigo presidente do Parlamento vem no contexto do pedido de demissão de João Galamba, sobre o qual Ferro Rodrigues prefere não opinar apesar de adiantar que “a situação nunca deveria ter chegado àquele ponto”.

No entanto, adianta Ferro Rodrigues que, mesmo que António Costa tivesse aceite pedido de demissão “nada do essencial do que se passou depois deixaria de se passar – das maratonas trágicas da comissão de inquérito às palavras de um ex-presidente da República em busca de fazer as pazes com o seu eleitorado, à custa da demonstração de níveis de despeito e rancor políticos difíceis de aceitar”.

Ferro Rodrigues deixa também uma palavra a Marcelo Rebelo de Sousa: “Não deixe que o seu ‘hemisfério’ o determine e que se instale no país a ideia de que a dissolução de um Parlamento com maioria absoluta de um só partido será o novo normal. O caminho da banalização deste último recurso presidencial constitui um precedente muito perigoso, até mesmo aventureiro”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.