Festa do Jazz há 20 anos a fazer história

Entre 16 e 18 de dezembro, a Festa do Jazz celebra a sua 20º edição em três espaços da capital, reunindo propostas de novos talentos e de músicos consagrados, como Trilok Gurtu, Salvador Sobral ou o projeto JAZZOPA.

A Festa do Jazz é, e tem sido ao longo dos anos, um ponto de encontro para os mais diversos públicos, críticos, promotores, músicos profissionais e estudantes de jazz de todo o país. Este ano, a edição tem um sabor ainda mais especial, pois assinala 20 edições ininterruptas a aglutinar gentes e saberes, e a fomentar as redes nacionais do jazz português.

É precisamente para dar visibilidade a esse borbulhar de vontades e talentos que nos dias 16, 17 e 18 de dezembro de 22, se vai colocar a tónica num dos pilares desta Festa: a inclusão. Neste caso, e nesta edição, “a inclusão de mulheres no programa em quase 50% dos grupos programados”, é para o diretor artístico Carlos Martins, “indissociável da luta que todos temos de travar para chamar mais mulheres ao jazz português que ainda é muito machista, como o resto da sociedade”.

Como o próprio explica, “não se podem «inventar» mulheres no jazz quando não existem nas escolas, nos grupos e na comunidade. O caminho é longo e de difícil percurso devido a questões culturais que, neste e noutros temas como o colonialismo ou o racismo institucional, por exemplo, contribuem para uma maior periferia portuguesa na Europa, além da geográfica”. Palavras que trazem à boleia otimismo – “Mas haveremos de conseguir”e também a convicção de que a Festa do Jazz tem sido determinante para compreender este género musical em Portugal, nas duas últimas décadas.

Uma 20ª edição que se espraia por três espaços de Lisboa: o CCB – Centro Cultural de Belém, que acolhe o programa principal de concertos, o Picadeiro do Antigo Museu dos Coches, onde vai ter lugar o Encontro Nacional de Escolas de Jazz e dois concertos exclusivos, e a livraria Ler Devagar, no Lx Factory, que vai receber Jam Sessions à noite.

Às 21h00 de dia 16, no concerto “Convite à Cidade: 20 anos de Festa do Jazz”, vão subir ao palco do Grande Auditório do CCB Trilok Gurtu, Yuri Daniel, João Paulo Esteves da Silva e convidados: Carlos Martins, João Frade e Mário Delgado.

O programa musical conta ainda com Nazaré da Silva Quinteto, Lantana, Salvador Sobral e Marco Mezquida – que atuam em dueto – com o projeto JAZZOPA, composto por músicos de Portugal, Brasil e Espanha, ou ainda Marques/Cabaud Quarteto, entre muitos outros.

De salientar que, ainda recentemente, foi criada em conjunto com vários parceiros nacionais, a primeira Rede Portuguesa de Jazz, a Portugal Jazz, um projeto que consolida o percurso feito nos últimos 20 anos e que quer conjugar o jazz no futuro, fruto “dos inúmeros encontros e criações feitas pelos músicos portugueses de Jazz que são o centro da Festa”, como sublinha Carlos Martins.

Todos os concertos a ter lugar no CCB – Centro Cultural de Belém serão transmitidos ao vivo na RTP Palco, assim como estarão disponíveis na plataforma digital durante um ano.

Consulte aqui a programação completa.

Recomendadas

Filmes de Mónica Lima, João Gonzalez e Ary Zara premiados no Canadá

A organização do festival, que termina hoje naquela cidade da província canadiana do Quebec, anunciou os vencedores em várias publicações na conta oficial do certame na rede social Instagram. Entre os premiados estão os filmes portugueses “Natureza Humana”, de Mónica Lima, “Ice Merchants”, de João Gonzalez, e “Um caroço de abacate”, de Ary Zara.

PremiumUm carro que tem tudo

Um Skoda com tração total e a diesel!

Workwell lançam WellBeing Games em Portugal para promover o bem-estar no trabalho

A primeira edição dos Wellbeing Games está marcada para o dia 2 de junho, no Estádio Universitário, em Lisboa, é organizada pela Workwell, especialista na implementação de programas e bem-estar nas organizações e tem o apoio oficial do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Fundação do Desporto e Associação de Atletas Olímpicos e o apoio da EDP, Xerox, Nestlé, Novo Nordisk, Sport TV e Decathlon.
Comentários