Fez uma encomenda pela internet e ainda não chegou? Conheça os seus direitos

Saiba que, quando não há uma data acordada pela loja e o consumidor, as entregas devem ser feitas no prazo máximo de 30 dias.

Os portugueses renderam-se ao comércio online, principalmente durante a pandemia, pela sua facilidade de acesso e comodidade. Mas, por vezes, estes processos não correm bem e ressalta-se o aumento do número de queixas que chegam à DECO relativamente ao atraso de encomendas.

Saiba que, quando não há uma data acordada pela loja e o consumidor, as entregas devem ser feitas no prazo máximo de 30 dias. Após esse período, deve contactar os canais oficiais da loja, procurando perceber o motivo do atraso. Dê preferência ao contacto por escrito, através do e-mail ou carta, para ficar com uma prova física.

Caso consiga agendar uma nova data para a entrega da sua encomenda, o consumidor pode aceitar essa opção. No entanto, pode também optar por cancelar a encomenda e ser reembolsado, incluindo o valor pago pelos eventuais portes de envio. Neste segundo cenário, o vendedor dispõe de 30 dias para efetuar o devido reembolso.

E se o vendedor ultrapassar esse prazo dos 30 dias para efetuar o reembolso? O consumidor tem direito à devolução em dobro da quantia paga. Deve, novamente, contactar (por escrito) a loja e exigir esse pagamento, sendo que a partir desse momento o vendedor já dispõe apenas de 15 dias úteis para resolver a situação.

Por vezes, em causa está a falta de resposta por parte dos vendedores deixando os consumidores em situação muito complicada, sem encomenda e sem o dinheiro pago pela mesma. E, nesta perspetiva, é essencial fazer reclamação e denunciar a loja.

Para que esteja mais confiante em realizar compras on-line siga o site e-comprascomdireitos.pt e seja um consumidor mais cauteloso e conhecedor dos seus direitos.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO.

Recomendadas

Dificuldades em pagar as contas? Processo de insolvência singular pode ser um caminho

O consumidor em situação ou na iminência de incumprimento e sem qualquer perspetiva, a médio ou longo prazo, de que a sua situação financeira se altere poderá recorrer ao tribunal para pedir a insolvência singular.

Comparadora de seguros HelloSafe recebe mais quatro milhões para expandir em Portugal

“Este financiamento irá apoiar a nossa ambição de nos tornarmos a plataforma internacional número um em Portugal para comparar produtos financeiros e de seguros”, diz Oleksiy Lysogub, cofundador da empresa canadiana. ‘Insurtech’ vai contratar 40 pessoas.

Saiba que tipo de informação é dada pela nova etiqueta energética

A informação que consta da etiqueta varia conforme o equipamento, mas existe um conjunto de informação comum.
Comentários