[weglot_switcher]

Fidelidade e Fosun abrem hoje candidaturas à 4ª edição do Protechting

A captação de ideias vindas de start-ups é fundamental, mas o grande desafio é “transformar ideias em modelos de negócio que tragam lucro para as companhias”, disse Jorge Magalhães Correia.
  • Cristina Bernardo
3 Julho 2019, 13h03

A Fidelidade e a Fosun lançam a quarta edição do programa de captação e aceleração de startups – Protechting – que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos internacionais que contribuam para melhorar a proteção das pessoas em áreas estratégicas, como Healthtech, Insurtech, Fintech. Segundo anunciou em conferência de imprensa, Manuel Tanger, cofundador e diretor de inovação da Beta-i, abrem hoje as candidaturas das start-ups ao Protechting da Fidelidade e da Fosun.

“Assente na visão partilhada da Fidelidade e da Fosun que define o empreendedorismo como uma fonte de inovação essencial na construção das sociedades do futuro, o programa Protechting, desenvolvido com o apoio da Beta-i, pretende fomentar uma cultura de acolhimento e desenvolvimento da inovação, facilitando o acesso a recursos importantes para a evolução e concretização de ideias de negócio”, diz a Fidelidade.

Este ano o programa tem uma preocupação acrescida nas temáticas do desenvolvimento sustentável, no que toca aos requisitos para escolha das start-ups elegíveis para o programa.

Jorge Magalhães Correia, presidente da Fidelidade, disse que este programa traduz o “forte reconhecimento de que a evolução tecnológica é essencial para o grupo”. A captação de ideias vindas de start-ups é fundamental, mas o grande desafio é “transformar ideias em modelos de negócio que tragam lucro para as companhias”, disse Magalhães Correia.

A Fosun tem um centro de inovação tecnológico em Xangai e está no centro da transformação digital em termos mundiais.

Magalhães Correia anunciou, sem detalhar, que em Portugal “estamos a pensar criar uma estrutura mais sólida em termos de inovação”.

Como resultado das primeiras três edições deste programa de incentivo à inovação, 33 projetos pilotos de startups, continuam a manter colaboração com o Grupo Fidelidade e a Luz Saúde e, até ao momento, cinco assinaram acordos comerciais, contribuindo assim para a criação e implementação de soluções inovadoras, revela a seguradora que é líder de mercado.

“Depois do sucesso das edições anteriores, a quarta edição deste programa dedicado à estimulação do empreendedorismo internacional fortalece o âmbito global do projeto e introduz novidades”, adiantam.

O Protechting ambiciona ser um programa de aceleração de referência internacional, as primeiras três edições do Protechting captaram um total de 494 startups, provenientes de 42 países.

A Luz Saúde irá reforçar a sua participação no programa, bem como o Banco privado alemão Hauck & Aufhäuser, do Grupo Fosun, e a seguradora peruana La Positiva Seguros y Reaseguros irá, pela primeira vez, integrar a competição.

“O programa inova também por promover a prática da sustentabilidade com impacto nos negócios, procurando startups em fase de aceleração com soluções inovadoras nas áreas de Healthtech, Insurtech e Fintech, que contribuam para uma maior criação de valor para a sociedade”, referem.

Com o objetivo de continuar a atrair para o programa startups de âmbito global, o Protechting 4.0 também contará com ações internacionais de scounting durante a fase de candidaturas, junto de parceiros e em eventos de empreendedorismo na América do Sul, Africa, Europa, China e Macau.

Para Jorge Magalhães Correia, Presidente da Fidelidade e Global Partner da Fosun “com o lançamento do Protechting 4.0 consolidamos a referência do nosso programa no contexto internacional, alargando a abrangência geográfica aos países onde a Fidelidade está presente, como o Peru e Macau. De destacar que a edição deste ano vai também privilegiar o empreendedorismo social, procurando integrar startups com valor acrescentado para a comunidade ao nível da sustentabilidade social”.

Em comunicado, Guo Guangchang, chairman do Grupo Fosun, afirma: “A inovação contribui para o desenvolvimento do mundo e para o progresso da humanidade. Para as empresas, a importância da inovação é ainda maior. Com o programa Protechting, as startups estão a inovar em áreas relacionadas com a atividade da Fosun e das empresas do Grupo. Enquanto continuarmos a investir cada vez mais em inovação, teremos mais oportunidades no futuro”.

Já Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde, referiu que  o Hospital da Luz tem 1.500 m2 dedicados à inovação. “Como parceiro-chave do Programa Protechting, o Hospital da Luz Learning Health tem assegurado e promovido conexões entre startups e profissionais da área da saúde com evidente sucesso, conseguindo resultados efetivos na criação de valor para os doentes. O Protechting 4.0 permite-nos continuar a estar próximo das soluções mais inovadoras nas áreas da prestação e gestão de cuidados de saúde a nível internacional. É um desafio ao qual temos orgulho de estar associados desde o início e que reforça de forma incontornável a colaboração entre a Luz Saúde e a Fidelidade”, disse a presidente da sociedade que gere o Hospital da Luz.

Este hospital vai duplicar de dimensão e tornar-se num dos maiores da Europa, até ao fim do ano.

Wolfgang Strobel, CFO e COO da Hauck & Aufhäuser, banco especializado em private banking, surgiu em video-conferência a fala do programa dizendo que “na H&A acreditamos fortemente no valor do empreendedorismo e somos um orgulhoso parceiro da edição deste ano. O Protechting oferece uma oportunidade única de acelerar a mudança e transformar ideias em acções. Esperamos ansiosamente pelas melhores soluções de RegTech e de WealthTech que nos apoiem no que respeita a nossa transformação digital”.

O programa começa com uma fase de identificação de necessidades, depois há o chamado scouting, que basicamente é a fase de procurar start-ups, que serão avaliadas em função do que melhor se encaixa nos diferentes negócios do grupo e diferentes parceiros.

São então convidadas 20 start-ups para ir ao Bootcamp que é onde as start-ups entram em contacto direto com as empresas.

A quarta edição do Protechting tem inscrições disponíveis entre julho e setembro. A fase de seleção terá depois lugar entre setembro e outubro e o Pitch Day para acesso ao Bootcamp decorrerá em novembro.

Os três melhores projetos finais do Protechting 4.0 serão premiados com um roadshow na China, com acesso a alguns dos maiores investidores mundiais, podendo ainda beneficiar de uma participação de capital até 350 mil euros, ou integrar o seu negócio na Fosun, Fidelidade, Luz Saúde e Hauck & Aufhäuser. O vencedor, com o melhor projeto de negócio, será ainda distinguido com um prémio monetário no valor de 10 mil euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.