[weglot_switcher]

FIFA à beira de suspender Rússia das suas competições

A FIFA tinha anunciado algumas sanções contra a Rússia no domingo, mas pode mesmo banir o país das suas competições, revela hoje a “BBC”.
28 Fevereiro 2022, 15h43

A FIFA está prestes a suspender a Rússia das suas competições, revela hoje a “BBC”. O órgão máximo de futebol está em conversações com a UEFA e deverá fazer hoje um anúncio.

Com esta decisão, a confirmar-se, a Rússia fica impedida de jogar contra a Polónia no play-off para o mundial do Catar de 2022, que vai ter lugar no final de março. Ao mesmo tempo, a seleção feminina fica impedida de jogar o Euro 2022 que vai ter lugar este verão em Inglaterra.

A FIFA rejeitou no domingo banir a Rússia das competições de futebol. O organismo decidiu somente proibir a Rússia de realizar jogos em casa, tendo de recorrer a território neutro e sem espectadores, e usando o nome “União de Futebol da Rússia” e não “Rússia”, como atualmente, não podendo a bandeira russa ser hasteada, nem o hino russo tocar nos jogos.

Em reação, o presidente da federação polaca já veio deixar críticas. “A decisão da FIFA é totalmente inaceitável. Não estamos interessados em participar neste jogo de aparências. A nossa decisão permanece intacta: a seleção polaca não vai jogar com a Rússia, independentemente do seu nome”, disse Cezary Kulesza nas redes sociais no domingo.

A Inglaterra juntou-se hoje a uma lista cada vez mais crescente de seleções que rejeitam jogar futebol contra a Rússia. A decisão foi anunciada hoje pela federação inglesa. O país junta-se assim à Polónia, República Checa e Suécia.

A Polónia iria defrontar a Rússia em março no play-off de acesso ao Mundial do Catar. O vencedor desta ronda iria defrontar ou a República Checa ou a Suécia, mas as três equipas rejeitam defrontar os russos.

Já esta segunda-feira, a Islândia também disse que recusa-se a jogar contra a Rússia em junho.

Por sua vez, o Comité Olímpico Internacional disse hoje que ia recomendar que os atletas da Rússia e da Bielorrússia sejam banidos das competições.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.