[weglot_switcher]

Porque é que a filha de Putin se deslocou “mais de 50 vezes” à Alemanha em três anos?

A filha do presidente russo viajou sempre em voos fretados com total apoio estatal, acompanhada por funcionários do próprio serviço de segurança presidencial de Putin.
20 Maio 2022, 10h30

Uma investigação conjunta realizada pelo órgão de comunicação social russo independente “iStories” e pela revista alemã “Der Spiegel” teve acesso aos registos de voo obtidos da filha mais nova de Putin, que revelam que Katerina Tikhonova voou para Munique “mais de 50 vezes” entre 2017 e 2019, de acordo com o “The Guardian”.

Tikhonova vajou sempre em voos fretados com total apoio estatal, acompanhada por funcionários do próprio serviço de segurança presidencial de Putin.

A fuga de documentos relacionados com uma série de voos entre Moscovo e Munique em 2020 revela dados dos passaporte de uma menina com dois anos, que será uma neta desconhecida do presidente russo, e de Igor Zelensky, o antigo diretor do ballet estatal de Munique. De acordo com o relatório, Zelensky será o parceiro de Tikhonova e o pai do seu filho.

Igor Zelensky, de 52 anos de idade, era um bailarino de renome internacional antes de se tornar diretor artístico do Bayerisches Staatsballet, em 2016, não tendo qualquer ligação familiar ao presidente ucraniano.

No início de abril, Igor Zelensky renunciou ao cargo justificando a decisão com “razões familiares privadas”.

Sabe-se que Zelensky tem um cargo no conselho de supervisão da Fundação do Património Cultural Nacional da Rússia, que está a construir um centro cultural na Crimeia.

O “Der Spiegel” apurou junto de fonte anónima da companhia de ballet da Baviera que Zelensky era “muito provavelmente um parceiro da filha de Putin”.

Tikhonova, de 35 anos, foi bailarina de rock’n’roll acrobática, tendo sido casada com Kirill Shamalov, em tempos o bilionário mais jovem da Rússia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.