Filipe de Vasconcelos Fernandes recebe Prémio António Barbosa de Melo de Estudos Parlamentares 2022 (com áudio)

Prémio é entregue esta segunda-feira, 5 de dezembro, na Universidade de Coimbra, a Filipe de Vasconcelos Fernandes, professor na Faculdade de Direito de Lisboa e advogado na VdA.

O Prémio António Barbosa de Melo de Estudos Parlamentares 2022 é entregue esta segunda-feira a Filipe de Vasconcelos Fernandes, docente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde se licenciou e fez o mestrado em Direito Fiscal, e consultor sénior na área de Fiscal na sociedade de advogados VdA.

O trabalho de investigação distinguido tem como título: A reserva de lei da Assembleia da República e o caso histórico das “demais contribuições financeiras a favor das entidades públicas” – Da reserva de lei integral a uma reserva legislativa concorrente.

Instituído em 2017, em homenagem a António Moreira Barbosa de Melo, investigador e professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, cofundador do PSD, deputado, Presidente da Assembleia da República entre 1991-1995 e membro do Conselho de Estado, o prémio destina-se a galardoar, de dois em dois anos, um trabalho de investigação inédito, de autoria de cidadãos portugueses ou estrangeiros, em português, nos domínios do Direito Constitucional, da História Contemporânea e da Ciência Política, relacionado com o tema do Parlamento e do Parlamentarismo em Portugal.

O prémio é atribuído pelo Presidente da Assembleia da República, mediante proposta do júri, presidido pelo Presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, que integra dois representantes daquela Comissão e dois representantes da Comissão de Educação e de Ciência.

A cerimónia realiza-se na Sala do Senado da Universidade de Coimbra, pelas 16h00, presidida pelo Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e conta com a presença do Presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, Fernando Negrão, e do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

 

Recomendadas

João Valadares é o novo Partner da Bain & Company em Lisboa

A Bain & Company, uma das principais empresas de consultoria estratégica do mundo, acaba de promover João Valadares a Partner do seu novo escritório em Lisboa – inaugurado em Maio de 2022.

Greenvolt Next instala painéis de autoconsumo na Vieira de Almeida

“Serão implementados um total de 192 painéis solares fotovoltaicos no edifício sede do escritório de advogados localizado em Lisboa. Esta UPAC terá uma capacidade instalada de 105 kWp, sendo capaz de gerar quase 150 MWh por ano, dotando a Vieira de Almeida de energia renovável capaz de suprir parte significativa do consumo anual”, refere a empresa de energia.

Refinanciamento da Finerge de 2,3 mil milhões eleito “Deal of the Year 2022” de energias renováveis na Europa

O refinanciamento da portuguesa Finerge, no montante de 2,3 mil milhões de euros, que teve o Banco Santander como assessor financeiro, foi eleito “Deal of the Year 2022” de energias renováveis na Europa, no âmbito dos PFI Awards, da revista Project Finance International.
Comentários