Na última edição do programa “Mercados em Ação”, da plataforma multimédia JE TV, o economista Filipe Garcia perspectivou que o início do corte das taxas de juro por parte do BCE pode acontecer no final de 2023 ou princípio de 2024. “Isso significa que o mercado está à espera de uma desaceleração económica de tal forma pronunciada que obrigue a um corte de taxas”, realça este economista.
Christine Lagarde está emparedada entre duas fações no conselho do BCE, o principal órgão de decisão do regulador. Nesta edição, Filipe Garcia, economista da IMF, analisa este e outros temas quentes que marcaram o dia a dia dos mercados financeiros.
A ministra da Presidência reconheceu a necessidade de agilizar processos, reforçando que essa é uma das linhas de ação do Governo no dia em que Portugal recebeu mais uma tranche de 1.800 milhões de euros do PRR vindos de Bruxelas.
O governador da Reserva Federal norte-americana, Christopher Waller, disse esta quarta-feira que a inflação ainda não está contida e deu um sinal aos mercados: as taxa de juro vão continuar a subir, provavelmente acima das projeções dos analistas.
Os preços do GPL engarrafado anunciados pelos operadores em janeiro foram entre 8% e 10% superiores à estimativa da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), segundo o Relatório Mensal de Supervisão dos Preços do GPL engarrafado, hoje divulgado.