Filme de Bruno Gascon “Sombra” estreia na RTP1 como minissérie

Anos depois do desaparecimento de uma criança, uma mãe continua a tentar encontrar o seu filho… Uma história de superação baseada em factos verídicos chega à RTP1 a 29 de junho. Para ver, e rever, em quatro episódios.

Anos depois do desaparecimento de uma criança, uma mãe continua a tentar encontrar o seu filho após um rapto que a justiça não consegue resolver enquanto ela se move num universo que a quer obrigar a esquecer-se do passado e a fazer o luto por uma criança que ela acredita ainda estar viva.

Eis a sinopse de “Sombra”, o filme de Bruno Gascon que a RTP1 vai estrear a 29 de junho em formato de minissérie. São quatro episódios que expandem o universo do filme, uma ficção baseada em factos verídicos, protagonizada por Ana Moreira. “Sombra” retrata uma história de superação e de amor incondicional de uma mãe que se recusa a desistir de procurar o filho.

“Depois de um trajeto muito feliz no cinema acredito que esta versão exclusiva para a RTP permitirá um novo olhar sobre o universo destas personagens e sobre esta narrativa tão tocante e tão próxima de nós. Trata-se de uma história de amor, força e coragem sobre uma mãe que não desiste. Acho que todos nos podemos identificar com esses sentimentos”, realçou a atriz Ana Moreira a propósito da estreia.

Bruno Gascon assina a realização da minissérie “Sombra”, que conta no elenco com Miguel Borges, Vítor Norte, Ana Bustorff, Ana Cristina Oliveira, Joana Ribeiro, Sara Sampaio e Tomás Alves. “Sombra” irá para o ar todas as quartas-feiras, na RTP1, a partir de 29 de junho. Os episódios ficam também disponíveis, semanalmente, na RTP Play, a partir das 12h00.

Breves notas sobre o realizador

Bruno Gascon é um realizador e argumentista português. “Carga” (2018) foi a sua primeira longa-metragem e tornou-se um dos filmes portugueses mais vistos do ano. Em 2021 estreou “Sombra”, que já marcou presença em vários festivais como: BCN Film Festival, Shanghai International Film Festival, Mastercard Off Camera, Raindance Film Festival, entre outros. Foi também um dos filmes pré-selecionados aos Oscars 2022, para representar Portugal, e nomeado a oito categorias dos Prémios Sophia – incluindo melhor filme, melhor realizador e melhor atriz.

 

 

Recomendadas

Chegou a terceira edição internacional do Natcool Creative Contest

NatCool é um movimento de partilha entre produtores, com o objetivo de explorar, experimentar e produzir vinhos leves, com pouco grau alcoólico, descomplicados e fáceis de beber.

Caleidoscópio Varda de novo em Serralves

A mulher que se fez fotógrafa, cineasta e artista plástica “aterra” em Serralves, no Porto, 13 anos depois, com a exposição “Luz e Sombra” e uma retrospetiva que reúne duas dezenas de filmes.

Livro: “Afropeu. A diáspora negra na Europa”

Da Amadora a Estocolmo, o inglês Johny Pitts, oferece ao leitor uma espécie de mapa alternativo com locais do Velho Continente onde os europeus de ascendência africana se constroem novas identidades e idiossincrasias.
Comentários