[weglot_switcher]

Finalmente já é possível transmitir som sem perda de qualidade por Bluetooth, cortesia da Qualcomm

A empresa apresentou a aptX Lossless, a primeira tecnologia de transmissão de áudio por Bluetooth realmente sem perdas de qualidade.
3 Setembro 2021, 16h45

A perda das entradas jack de 3,5 mm nos smartphones (e outros dispositivos), o aparecimento de serviços online com streaming de som sem perdas e a proliferação de colunas e de sistemas hi-fi com capacidade de receber som sem fios através de Bluetooth, tornou-se um problema para quem a qualidade do som é importante

A tecnologia Bluetooth é muito fácil de usar e muito versátil, mas não oferece largura de banda suficiente, para que se consiga ter som de alta qualidade, sem perdas de informação durante a transmissão. Mas, finalmente, parece que esse problema foi resolvido pela Qualcomm com a nova tecnologia aptX Lossless, que é capaz de transmitir todos os bits de um stream de áudio sem quaisquer perdas.

Ao longo dos anos, a Qualcomm tem vindo a melhorar a sua tecnologia aptX para melhorar a qualidade e baixar a latência do áudio transmitido através de Bluetooth. Ao ponto de a qualidade do som em dispositivos actuais de mais alta qualidade com aptX, conseguir rivalizar com muitas soluções com ligação por cabo. Com lançamento da tecnologia aptX Lossless pela Qualcomm, a empresa conseguiu elevar ainda mais a fasquia e a nova tecnologia consegue transmitir áudio digital através de Bluetooth, com fidelidade bit-por-bit, sem qualquer perda de qualidade devido a compressão, em dispositivos com a funcionalidade Snapdragon Sound.

A SBC, ou sub-band coding, e as várias versões da tecnologia aptX da Qualcomm são os codec áudio mais usados hoje em dia para a transmissão de áudio por Bluetooth para auscultadores. Com a utilização de SBC, ocorre uma perda significativa de dados quando o áudio é codificado ou descodificado, o que, naturalmente, degrada a qualidade do som.

Com a tecnologia aptX Adpative (e também com as variantes anteriores desta tecnologia) da Qualcomm, também se perdem alguns dados durante o processo de codificação e descodificação, mas numa escala menor quando se compara com a SBC. Com o lançamento da tecnologia aptX Lossless, que na realidade é uma nova funcionalidade que foi acrescentada ao conjunto de tecnologias aptX Adaptive, não há nenhuma perda de dados. Por isso, é possível a transmissão sem fios e a reprodução de som com qualidade de CD real, 16 bits a 44,1 kHz. As especificações da tecnologia aptX Lossless são as seguintes:

  • Suporte para som sem perdas com qualidade CD sem perdas 16 bits a 44,1 kHz
  • Desenhada para aumentar a qualidade de som até à de um CD baseando-se na qualidade da ligação Bluetooth
  • O utilizador pode escolher entre áudio sem perdas com qualidade CD 44,1 kHz e som 24 bits a 96 kHz com perdas
  • Detecta se a fonte de áudio não tem perdas e liga a funcionalidade automaticamente para qualidade som máxima
  • Exacta bit-a-bit
  • Bit-rate de 1 Mbps

A tecnologia aptX Lossless não foi criada somente através de melhoramentos feitos ao codec áudio. Para conseguir transmitir som com qualidade de CD através de Bluetooth, a aptX Adaptive também usa a tecnologia Bluetooth High Speed Link da Qualcomm, para assegurar o aumento de largura de banda necessário que pode chegar a 1 Mbps no máximo e a um mínimo de 140 kbps para minimizar problemas de ligação entre os dispositivos em ambientes com muita interferência.

A Qualcomm espera que os primeiros produtos com tecnologia aptX Lossless cheguem ao mercado ainda este ano, mas não foram anunciados quaisquer produtos em concretos.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.