[weglot_switcher]

Finanças autorizam 1% de aumento no Sector Empresarial do Estado

Os aumentos de 1% do salário intercalar adicional nas empresas que fazem parte do Sector Empresarial do Estado vai permitir um aumento da massa salarial de 6,1% nas mesmas empresas, já para o ano de 2023.
17 Maio 2023, 10h52

O ministério das Finanças deu indicações às administrações das empresas do Sector Empresarial do Estado para processarem o aumento salarial de 1%, anunciado no passado mês de março para a Administração Pública. Esta subida dos salários vai permitir um aumento anual da massa salarial global até 6,1%.

“Em despacho dirigido às administrações das empresas do Setor Empresarial do Estado, o Ministério das Finanças concretiza que, em 2023, estas podem procedera um aumento adicional da massa salarial global até mais 1%”, lê-se no comunicado da tutela de Fernando Medina.

Com o objetivo de continuar a assegurar uma política remuneratória com base no Acordo de Médio Prazo para a Melhoria dos Rendimentos, dos Salários e da Competitividade, o aumento adicional “deve respeitar a contratação coletiva e, no quadro das opções de gestão que forem consideradas mais adequadas, visar assegurar uma efetiva valorização nominal do ganho por cada trabalhador”.

Segundo o Ministério de Fernando Medina, “esta subida intercalar dos salários permitirá, em 2023, um aumento anualizado da massa salarial global até 6,1%, que inclui todos os efeitos e componentes remuneratórias, face ao montante dos gastos com pessoal em 2022, corrigido do efeito do absentismo”.

O despacho foi assinado na passada sexta-feira, 12 de maio, e estabelece que “a concretização da orientação para esta política salarial deve ser definida em cada empresa ou grupo de empresas através da contratação coletiva”, nos casos em que esta exista.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.