[weglot_switcher]

Financial digitalization: risk or opportunity, de Rui Ferreira Esteves vence prémio de inovação financeira

Prémio Inovação Financeira 2022 atribuído a investigação sobre riscos e oportunidades da digitalização financeira na conferência anual da CMVM.
23 Maio 2023, 13h56

O trabalho Financial digitalization: risk or opportunity, da autoria de Rui Ferreira Esteves, é o vencedor da edição de 2022 do Concurso Nacional de Inovação Financeira que distingue os melhores trabalhos académicos sobre inovação financeira apresentados a concurso.

O Concurso Nacional de Inovação Financeira, destinado a estudantes universitários, foi instituído pela CMVM em 2018 e decorre a cada dois anos.

O prémio, que se concretiza na atribuição de 1.000 euros e na possibilidade de usufruir de um estágio de seis meses na CMVM, “visa distinguir a melhor dissertação, tese ou estudo de base científica e tecnológica que demonstre criatividade, potencial de inovação financeira e tenha o potencial de contribuir para a dinamização do mercado e a proteção e formação do investidor e da sociedade civil, refere a instituição”.

A cerimónia de entrega dos Prémios José Luís Sapateiro e do Concurso Nacional de Inovação Financeira ocorreu  na Conferência Anual dedicada ao tema “Um futuro mais aberto ao mercado”, que se realizou hoje, dia 23 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian.

A entrega do Prémio Inovação Financeira 2022 atribuído a investigação sobre riscos e oportunidades da digitalização financeira ficou a cargo dos membros do Conselho de Administração da CMVM Teresa Gil e José Miguel Almeida, respetivamente.

A investigação premiada procura, através de uma análise quantitativa, avaliar os riscos e as oportunidades decorrentes da disrupção provocada pela digitalização financeira em todos os setores de atividade, uma mudança de paradigma acompanhada de alterações no pensamento socioeconómico e na colaboração entre os agentes económicos, refere a CMVM.

O autor Rui Ferreira Esteves elaborou o trabalho premiado no âmbito do mestrado em economia monetária e financeira pelo ISCTE. O vencedor é licenciado em Economia pela Universidade Lusófona, tem uma pós-graduação em Análise Financeira pelo ISEG e frequentou a formação de executivos Fintech Disruption Program pela Católica Lisbon School of Business & Economics.

O júri da edição de 2022 foi constituído pelos Professores Arlindo Oliveira (Instituto Superior Técnico), Paulo Cardoso do Amaral (Católica Lisbon School of Business & Economics) e Victor Mendes (da CMVM, que presidiu). O júri deliberou a atribuição do prémio atendendo à originalidade do tema – o qual associa a dimensão tecnológica ao desenvolvimento do mercado de capitais -, a criatividade e o rigor como é abordado e o contexto regulatório.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.