O Banco de Portugal publica hoje as estatísticas do financiamento das administrações públicas atualizadas para abril de 2022. Nelas se vê que as instituições do Estado financiaram-se em 1,8 mil milhões de euros até abril.
“Nos primeiros quatro meses de 2022, o financiamento das administrações públicas foi de 1,8 mil milhões de euros, valor que compara com 7,1 mil milhões de euros registados em igual período de 2021”, lê-se no comunicado do BdP. Isto significa uma queda face aos quatro meses de 2021 de 74,6%.
Em detalhe o regulador da banca diz que “o exterior financiou as administrações públicas em 4,7 mil milhões de euros”. Mas em contrapartida, o financiamento concedido pelos bancos foi negativo em 2,2 mil milhões de euros, acrescenta o BdP.
“O financiamento às administrações públicas pelos outros setores residentes também foi negativo (-0,7 mil milhões de euros), designadamente pelos particulares, por via da amortização de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV)”, refere o Banco de Portugal que acrescenta que “um financiamento líquido negativo indica que as aquisições líquidas de ativos financeiros pelas administrações públicas foram superiores às emissões deduzidas de amortizações dos passivos, ou seja, as administrações públicas utilizaram parte dos fundos obtidos para financiarem outros setores da economia”.
Uma análise por instrumento mostra que as administrações públicas se financiaram através de emissões líquidas de títulos no montante de 9,6 mil milhões de euros. Em contrapartida, o financiamento das administrações públicas por intermédio de empréstimos deduzidos de depósitos foi negativo em 7,8 mil milhões de euros, revela o BdP.