[weglot_switcher]

Financiamento das administrações públicas atinge 5,3 mil milhões de euros até outubro

BdP indica que o financiamento até outubro foi obtido junto de bancos residentes, sobretudo através da compra, pelo banco central, de títulos de dívida emitidos pelas administrações públicas no âmbito dos programas de compras de ativos.
23 Dezembro 2021, 11h13

O financiamento das Administrações Públicas (AP) atingiu 5,3 mil milhões de euros até outubro, o que compara com 9,4 mil milhões de euros registados em igual período do ano passado, segundo os dados publicados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP).

No entanto, este valor representa uma subida face aos 3,6 mil milhões de euros registados até setembro.

De acordo com o regulador bancário, o financiamento até outubro foi obtido junto de bancos residentes (18 mil milhões de euros), “em grande medida através da aquisição, pelo banco central, de títulos de dívida emitidos pelas administrações públicas, ao abrigo dos programas de compras de ativos, designadamente o programa de aquisição de obrigações de dívida soberana (PSPP) e, mais recentemente, o programa de compras de emergência pandémica (PEPP)”.

Por outro lado, o financiamento concedido às administrações públicas pelo exterior e pelos restantes setores da economia, em particular, pelo setor financeiro não bancário, foi negativo, em 9,5 mil milhões de euros e em 3,2 mil milhões de euros.

“Um financiamento líquido negativo indica que as administrações públicas, em termos líquidos, adquiriram mais ativos financeiros do que emitiram passivos, ou seja, as administrações públicas utilizaram parte dos fundos obtidos para financiarem outros setores da economia”, explica o BdP.

Detalhando por instrumento, as administrações públicas financiaram-se através do aumento de empréstimos deduzidos de depósitos, no montante de 7,1 mil milhões de euros. “Em contrapartida, o financiamento das administrações públicas através de títulos foi negativo em 1,8 mil milhões de euros”, indica a instituição presidida por Mário Centeno.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.