[weglot_switcher]

Finerge investe 131 milhões em eólicas em Espanha (com áudio)

Centrais localizadas em Navarra vão ser construídas pelos sauditas da Alfanar.
6 Junho 2023, 09h45

A Finerge vai construir quatro centrais eólicas em Espanha num investimento total de 131 milhões de euros. Localizadas na comunidade autónoma de Navarra, as centrais vão ter um total de 71 megawatts (MW) e deverão entrar em operação no final deste ano.

A energética portuguesa já conta com um total de sete centrais eólicas e seis solares, num total de 250 MW, no país vizinho em cinco províncias (Tarragona, Ávila, Salamanca, Sevilha e Huelva).

“Esta operação é decisiva para o nosso plano de expansão em Espanha. Permite não só aumentar a nossa capacidade instalada no país, mas marca também o arranque decisivo da nossa atividade de desenvolvimento. Queremos replicar naquele país o sucesso que tivemos em matéria de desenvolvimento, ao longos dos últimos anos, em Portugal. Com este passo estamos convictos de que atingiremos a marca dos 2 GW de capacidade instalada na Península Ibérica até ao final do ano, em linha com o nosso plano estratégico”, disse em comunicado Pedro Norton, presidente executivo da Finerge.

As quatro centrais vão ser construídas pelos sauditas da Alfanar, que desenvolvem projetos de energia renovável no Médio Oriente, Europa e Índia.

A Finerge diz ter concluído recentemente a compra de cinco centrais eólicas da Onex Renewables em Portugal, com 221 MW.

Tudo somado, a Finerge conta com uma potência total na Península Ibérica acima de 1,8 gigawatts.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.