Finlândia admite pela primeira vez a adesão à NATO sem a Suécia (com áudio)

A adesão conjunta dos dois países nórdicos é a “primeira opção”, mas “nós devemos avaliar a situação” caso “alguma coisa venha a impedir a Suécia de avançar”.

7 – Finlandia

A Finlândia deve considerar a hipótese de aderir à NATO sem a Suécia, disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros finlandês depois de o presidente da Turquia ter excluído o apoio de Ancara à candidatura sueca.

A adesão conjunta dos dois países nórdicos é a “primeira opção”, mas “nós devemos avaliar a situação” caso “alguma coisa venha a impedir a Suécia de avançar”, disse o chefe da diplomacia finlandesa à televisão pública Yle, da Finlândia.

Mesmo assim, o ministro dos Negócios Estrangeiros adiantou que “ainda é demasiado cedo para se tomar uma posição”.

Trata-se da primeira vez que Helsínquia admite uma nova forma de adesão à Aliança Atlântica, sem a Suécia.

Na sequência da nova invasão da Ucrânia pelas forças russas, a Suécia e a Finlândia pediram a adesão à NATO, mas a Turquia, país aliado, exige condições para não vetar a decisão.

Ancara pede, sobretudo, uma nova posição dos dois países face aos refugiados curdos exilados na Suécia e na Finlândia e que são considerados “terroristas” pelo governo turco.

Recomendadas

Presidente dos EUA deu ordem para Força Aérea abater balão chinês

Pequim admitiu que o balão lhe pertence, mas garante que se trata de “um dispositivo civil para fins meteorológicos”.

Balão chinês foi abatido por caças da Força Aérea dos Estados Unidos

De acordo com fontes militares, está em curso uma operação para recuperar os destroços do balão abatido sobre as águas da costa leste dos Estados Unidos, quando voava a 60 mil pés.

Zelensky insiste com primeiro-ministro britânico que Rússia “não tem lugar” nos Jogos Olímpicos de Paris

Por seu lado, Sunak explicou ao presidente ucraniano que o Reino Unido está agora focado em “garantir que o equipamento militar defensivo” do país “chegue à linha da frente o mais rapidamente possível”.
Comentários