[weglot_switcher]

FIPA aplaude criação do Ministério da Agricultura e Alimentação

No entender de Jorge Tomás Henriques, presidente da FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, “a criação deste ministério é um sinal positivo e esperamos agora uma abordagem estrutural que abarque as diversas vertentes territoriais, logísticas, económicas e diplomáticas para solidificação de uma estratégia que promova a competitividade do setor e, acima de tudo, a soberania alimentar nacional”.
25 Março 2022, 20h47

A FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares aplaude a criação do Ministério da Agricultura e da Alimentação, integrado no novo Governo constitucional.

Em comunicado, a FIPA sublinha que “a sua integração na estrutura orgânica do novo Governo vem reconhecer a importância da cadeia de produção alimentar e dar resposta ao desafio já lançado pela federação para um compromisso nacional para a indústria agroalimentar”.

“A inclusão da alimentação na titularidade de um ministério vem ao encontro das propostas que a FIPA tem vindo a apresentar, por considerarmos essencial a valorização do sector agroalimentar em virtude da sua forte contribuição tanto para a economia nacional como para a sociedade”, destaca Jorge Tomás Henriques, presidente da FIPA.

“O recente cenário inflacionista e de disrupção no âmbito das matérias-primas alimentares e fatores de produção – agravado pelo impacto da invasão da Ucrânia pela Rússia – veio evidenciar a relevância da cadeia agroalimentar nacional”, defende este responsável.

No entender de Jorge Tomás Henriques, “a criação deste ministério é um sinal positivo e esperamos agora uma abordagem estrutural que abarque as diversas vertentes territoriais, logísticas, económicas e diplomáticas para solidificação de uma estratégia que promova a competitividade do setor e, acima de tudo, a soberania alimentar nacional”.

Após a tomada de posse do Governo, a FIPA anuncia que apresentará aos novos responsáveis ministeriais as prioridades estratégicas do sector para a legislatura.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.