[weglot_switcher]

Fique a saber que cuidados deve ter na escolha de um brinquedo para oferecer aos mais novos

Escolher o brinquedo adequado à criança que o receberá não é tarefa fácil. Além do preço, muitas vezes fora do nosso orçamento, há a questão fundamental da segurança do próprio brinquedo.
20 Novembro 2020, 07h45

Natal sem crianças e sem brinquedos no sapatinho não faz parte do imaginário desta época festiva.

Escolher o brinquedo adequado à criança que o receberá não é tarefa fácil. Além do preço, muitas vezes fora do nosso orçamento, há a questão fundamental da segurança do próprio brinquedo.

Como podemos escolher seguramente o brinquedo que queremos oferecer?

  • Antes de mais, adeque o brinquedo à idade da criança a que se destina.
  • Opte por brinquedos com informações, avisos de segurança e instruções de utilização em português. Aliás, é obrigatório que toda a rotulagem esteja na nossa língua.
  • Peça para ver e manusear o produto. Certifique-se de que não existe o risco de o brinquedos magoar a criança. Pode fazê-lo passando a mão pelas arestas, pontas e bordos.
  • Verifique se tem peças pequenas e fáceis de arrancar (olhos, rodas, botões, por exemplo). Se essas peças couberem no interior de um rolo vazio de papel higiénico escolha outro brinquedo. Esse pode provocar acidentes.
  • Prefira sempre os produtos que têm compartimentos para as pilhas fechados com parafusos e que, apenas, com ferramenta podem ser abertos.
  • Muito cuidado com os brinquedos com fios compridos: não devem exceder os 22 centímetros para que a criança não consiga enrolá-lo à volta do pescoço.
  • Brinquedos com pés dobráveis, como tábuas de engomar ou cavaletes, devem ter sistema de suporte para evitar que os dedos fiquem entalados.

E em casa, que cuidados devemos ter com os brinquedos?

  • Retire o brinquedo da embalagem e, sobretudo se for de plástico, não a entregue à criança. Verifique se guardou a identificação e morada do fabricante ou importador, dados necessários se ocorrer algum problema.
  • Evite que os mais pequenos brinquem com os divertimentos das crianças mais velhas, nomeadamente quando há componente de tamanho reduzido.
  • Faça uma revisão periódica aos brinquedos. Deite fora os que estiverem danificados e ofereça a outras crianças os que estão em perfeitas condições, mas que já não são motivo de brincadeiras.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.