Fisco estuda hipótese de estádios de futebol pagarem IMI

Como o IMI é uma receita municipal, as autarquias podem declarar os estádios como imóveis de interesse municipal e isentar o pagamento do imposto.

Lusa

A Autoridade Tributária (AT) está a estudar a hipótese dos estádios de futebol em Portugal começarem a pagar o imposto municipal sobre imóveis (IMI), revela o “Correio da Manhã” esta terça-feira. O mais recente despacho do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais ordena o Fisco a cobrar IMI sobre as barragens e abre a porta à cobrança do imposto sobre recintos desportivos.

De acordo com a publicação, os estádios são avaliados com base no método de custo e inscritos nas matrizes. No entanto, como o IMI é uma receita municipal, as autarquias podem declarar os estádios como imóveis de interesse municipal e isentar o pagamento do imposto.

Neste momento, o Fisco quer saber quantos estádios nacionais pagam o imposto e quantos estão abrangidos pelas isenções.

Por exemplo, de acordo com um parecer da CML, o Estádio da Luz precisava de pagar IMI em 2015, uma vez que o edifício pertencia à SAD e não ao clube, situação que mudou em 2019.

Recomendadas

Medida do IVA 0% nos bens essenciais, em destaque nos jornais espanhóis

O “El País” nota que as notícias do fim do IVA em produtos básicos e aumento do salário dos trabalhadores da Função Pública chegaram no mesmo dia em que o INE confirmou que o défice se situou em 0,4% do PIB.

Crise da Inflação: Subida na isenção de IRS no subsídio de refeição dá alívio fiscal de 132 milhões de euros no privado

A subida do subsídio de refeição da função pública para seis euros, a partir de abril, vai fazer avançar para este valor a isenção de IRS deste tipo de subsídio pago em dinheiro.

Crise da Inflação: Presidente do Governo dos Açores diz que medidas não devem “excluir” a região

O presidente do Governo açoriano referiu que tem vindo a alertar para esta necessidade nas reuniões do Conselho de Estado e no diálogo que mantém com o primeiro-ministro, António Costa.
Comentários