Fitch mantém ‘rating’ da CGD em ‘BB-‘ e revê perspetiva de longo prazo para ‘positiva’

A perspetiva ‘positiva’ indica igualmente a expetativa da Fitch de que “a equipa de gestão da CGD irá executar o seu plano de reestruturação, conduzindo a uma melhoria significativa da rentabilidade nos próximos 18 a 24 meses”.

Jose Manuel Ribeiro/Reuters

A agência de notação financeira Fitch manteve ‘rating’ da Caixa Geral de Depósitos (CGD) em ‘BB-‘ e reviu a perspetiva de longo prazo de ‘estável’ para ‘positiva’.

Em comunicado hoje enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Fitch reafirmou a notação “do VR (Viability Rating) de ‘BB-’”.

A agência explicou que a perspetiva ‘positiva’ do rating de longo prazo da CGD reflete “a melhoria do enquadramento económico em Portugal”.

A perspetiva ‘positiva’ indica igualmente a expetativa da Fitch de que “a equipa de gestão da CGD irá executar o seu plano de reestruturação, conduzindo a uma melhoria significativa da rentabilidade nos próximos 18 a 24 meses” e também “o atual perfil de funding, e o reforçado nível de capitalização”.

Recomendadas

BNA levanta suspensão da participação no mercado cambial imposta ao Finibanco Angola

O Finibanco Angola tinha sido suspenso de participar no mercado cambial, por um período de 45 dias, pelo Banco Nacional de Angola (BNA), depois de o supervisor bancário angolano detectar incumprimentos durante uma inspecção pontual, em meados de agosto.

Banco de Portugal mantém a zero a exigência aos bancos de um “reserva contracíclica de fundos próprios”

O Banco de Portugal revelou o tradicional comunicado sobre a reserva contracíclica de fundos próprios, desta vez relativa ao 4.º trimestre de 2022. O supervisor vai manter a dispensa de constituição de reserva contracíclica para a banca no quatro trimestre deste ano, à semelhança do que sucedeu nos anteriores.

Merlin Properties compra sede do Novobanco na Avenida da Liberdade por 112 milhões

A informação do comprador foi confirmada pela entidade bancária esta sexta-feira em comunicado, depois de já ter avançado com o valor do negócio nas últimas semanas.
Comentários