[weglot_switcher]

Fitch pode subir rating de Portugal antes do Natal

Analistas e gestores de ativos antecipam que a Fitch siga a Standard & Poor’s e retire a dívida portuguesa do nível “lixo”.
  • Reinhard Krause/Reuters
11 Dezembro 2017, 08h45

A agência de classificação de crédito Fitch deverá subir o rating da dívida de Portugal na sexta-feira, noticia o Jornal de Notícias (JN) esta segunda-feira.

Os analistas e gestores de ativos antecipam que a Fitch siga a Standard & Poor’s (S&P) e retire a dívida portuguesa do nível “lixo”. Ao JN, Filipe Garcia, economista da IMF – Informação de Mercados Financeiros, afirmou que “é provável que a Fitch acompanhe a decisão da S&P e suba o rating de Portugal para grau de investimento.

Esta subida do rating seria considerada “jackpot” para a dívida portuguesa, já que as Obrigações do Tesouro portuguesas passam a poder integrar os principais índices obrigacionistas e a poder ser compradas por um maior número de investidores de peso.

Para Filipe Silva, gestor de ativos do Banco Carregosa, o impacto de uma subida de rating, ainda que antecipado pelos investidores, seria positivo na performance da dívida portuguesa no mercado.

Os juros da dívida portuguesa têm vindo a descer no mercado e no caso das obrigações a 10 anos situam-se na casa dos 1,8%, pela primeira vez desde 2015.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.