Fitch revê em alta notação das obrigações hipotecárias do Montepio

Fitch reviu em alta o rating das obrigações que o banco emite sobre a carteira de crédito hipotecário, devido ao nível de colateral desse créditos.

A Caixa Económica Montepio Geral  informa que, em comunicado de 30 de novembro de 2016, a agência de notação financeira Fitch Ratings anunciou a revisão em alta da notação das Obrigações Hipotecárias emitidas pelo Montepio, passando de ‘A-’ para ‘A’, com Outlook ‘Estável’, avança o banco em comunicado.

“A referida subida da notação, no âmbito da revisão anual do programa de Obrigações Hipotecárias da CEMG, decorre do nível de proteção conferido pelo património autónomo afeto às referidas obrigações e da implementação da nova metodologia de avaliação aplicada pela agência, a qual tinha sido publicada no dia 26 de outubro de 2016”, conclui o Montepio Geral. Isto é,  o grau de cobertura dos créditos hipotecários subjacentes a estas obrigações justificam a melhoria.

Recomendadas

Fitch melhora perspetiva do rating do BCP

A mudança de perspectiva para o rating do BCP reflete, em parte, uma maior clareza em torno do provisionamento necessário para cobrir os riscos legais do Bank Millennium com empréstimos hipotecários denominados em francos suíços, na Polónia.

Sindicatos dos Quadros e SIB pedem apoio extraordinário para bancários no ativo

Ainda sobre as medidas do Governo de apoio para fazer face à inflação, o Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) e o SIB (Sindicato Independente da Banca) pedem parecer sobre constitucionalidade do apoio aos pensionistas e exigem apoio extraordinário para bancários no ativo.

Rácio de crédito malparado na banca melhora para 3,4% no segundo trimestre

A queda “reflete a diminuição dos NPL (-4,0%) e o aumento dos empréstimos produtivos (+1,8%)”, explica o supervisor da banca. A rentabilidade também melhorou.
Comentários