[weglot_switcher]

Fitch sobe notação da EDP para ‘BBB’, elogia execução e plano estratégico até 2025

“O plano atualizado para 2021-2025 envolve maior risco de execução do que o anterior, mas equilibra a aceleração do crescimento em atividades e geografias de baixo risco com a proteção de métrica de crédito”, referiu a agência de notação.
12 Maio 2021, 17h25

A Fitch melhorou esta quarta-feira a notação de crédito da EDP Energias de Portugal para ‘BBB’, de ‘BBB-‘, com outlook estável, sublinhando que as métricas de alavancagem da elétrica melhoraram com a execução do estratégia no ano passado e a apresentação do plano estratégico até 2025.

“O upgrade da EDP reflete a melhoria sustentável das métricas de alavancagem para um nível consistente com o rating ‘BBB’ na sequência da forte execução do plano de negócios em 2020 e da nossa visão positiva sobre o plano atualizado da EDP para 2021-2025″, explicou a agência de notação.

“O plano atualizado envolve maior risco de execução do que o anterior, mas equilibra a aceleração do crescimento em atividades e geografias de baixo risco com a proteção de métrica de crédito”, adiantou.

A Fitch sublinhou que a perspectiva estável reflete o forte compromisso da administração – e a flexibilidade financeira disponível – em manter a alavancagem líquida dos fundos das operações (FFO) em linha com o rating ‘BBB’ até 2025.

“Relaxamos a sensibilidade negativa da EDP para a alavancagem líquida do FFO para o rating ‘BBB’ para 4,7 vezes de 4,5 vezes para refletir nossas expectativas de um perfil de negócios mais forte em 2025, que é totalmente consistente com a transição energética”, vincou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.