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FlixBus investe no Brasil e inicia rotas entre São Paulo e o Rio de Janeiro

A empresa irá fazer parte da liberalização do mercado das linhas de autocarro inter-estados, com a operação a arrancar com rotas entre grandes cidades, como São Paulo e o Rio de Janeiro.
13 Agosto 2021, 16h44

A plataforma de transporte coletivo de passageiros FlixBus está a investir no Brasil e vai iniciar rotas entre São Paulo e Rio de Janeiro até ao final do ano.

De acordo com um comunicado da ‘start-up’ alemã, a empresa irá fazer parte da liberalização do mercado das linhas de autocarro inter-estados, com a operação a arrancar com rotas entre grandes cidades, como São Paulo e o Rio de Janeiro.

O mesmo comunicado explica que a ronda de financiamento de 650 milhões de dólares (cerca de 554 milhões de euros ao câmbio atual) tem como objetivo a expansão em novos mercados, como o Brasil, e o reforço da posição na Europa e Estados Unidos.

“A FlixBus, o maior operador europeu de transporte rodoviário de longo curso, vai iniciar a sua operação no Brasil com o lançamento das primeiras linhas inter-estados até ao final deste ano. Este investimento surge na sequência da liberalização do mercado de viagens de autocarro interestaduais no país, e pretende dar uma resposta mais sustentável e económica às crescentes necessidades de mobilidade neste mercado. Os autocarros de longo curso são uma das formas de viajar mais amigas do clima, e uma maior oferta contribuirá significativamente para tornar as viagens entre estados no Brasil mais sustentáveis”, assinala o referido comunicado da FlixBus.

Segundo André Schwämmlein, fundador e CEO da FlixBus, a entrada no Brasil irá trazer “uma alternativa de mobilidade acessível e sustentável a um mercado onde, atualmente, não existe concorrência”.

“Para além da abordagem empresarial, que é inteligente e inovadora, a FlixBus disponibiliza um produto inovador, que tem vindo a mudar a forma como as pessoas viajam na Europa e nos EUA. Até ao final do ano, iremos levar aos brasileiros a mesma experiência sustentável, com elevados padrões de qualidade, e com a melhor relação qualidade-preço”, conclui este responsável.

Segundo os responsáveis da FlixBus, “o investimento no Brasil acontece depois da casa-mãe, a FlixMobility, ter fechado uma nova ronda de investimento no valor de 650 milhões de dólares americanos [cerca de 554 milhões de euros, ao câmbio atual], no início de junho, investimento este que se destina, em parte, à montagem da operação da FlixBus neste mercado”.

“Tendo em conta as características do mercado, o Brasil é atualmente um dos principais focos da empresa, e o objetivo passa por construir uma operação sólida que traga uma nova experiência de viagem em autocarro no país”, aproveitando a revolução em curso do sector de viagens interestaduais de autocarro no Brasil.

A administração da plataforma adianta que, “em parceria com operadores locais, a FlixBus desenvolveu a maior rede de autocarros de longo curso, tornando-se líder de mercado na Europa e o segundo maior operador nos Estados Unidos, estando agora a concentrar-se na construção de uma rede em todo o Brasil”.

“A entrada da FlixBus no mercado brasileiro vai revolucionar o sector das viagens inter-estados, e os milhões de passageiros que diariamente usam estas ligações terão acesso a um serviço de alta qualidade, com padrão internacional de segurança, e a preços acessíveis”, assegura estye comunicado, acrescentando que “a empresa já está em contato com diversas operadoras e possíveis parceiros no país, e o arranque da operação será feito com rotas entre as grandes cidades brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro”.

“Os clientes brasileiros passarão a ter disponível uma alternativa mais sustentável, com um elevado padrão de qualidade e com a melhor relação custo-benefício”, prometem os responsáveis da FlixBus.

A administração da FliBus recorda ainda que “desde que a FlixBus iniciou a sua operação, há cerca de oito anos, foram muitos os países europeus que liberalizaram o sector dos transportes, o que não só melhorou a oferta global de mobilidade, como trouxe novas opções, mais acessíveis e sustentáveis”.

De acordo com André Schwämmlein, “relativamente à liberalização dos mercados, esperamos que países como Espanha, Grécia ou Roménia reconheçam em breve o potencial da abertura do mercado, e dessa forma atrair mais passageiros para as viagens coletivas sustentáveis”.

Este responsável defende também que, quanto ao Brasil, a liberalização trará a este mercado “uma grande mudança no sector do transporte rodoviário de passageiros rodoviário de longo curso, oferecendo novas oportunidades para empresas inovadoras como a FlixBus”.

Recorde-se que a casa-mãe da FlixBus, a FlixMobility, fechou no passado mês de junho uma nova ronda de financiamento no valor de 650 milhões de dólares, “um financiamento que será utilizado na expansão da oferta da FlixBus e FlixTrain em novos mercados e no reforço da posição nos mercados existentes”.

“Para além do desenvolvimento da maior rede de autocarros nos EUA, Reino Unido e Portugal, e da consolidação da liderança na França, Turquia e Europa de Leste, parte significativa deste financiamento destina-se a suportar a expansão global para novas regiões, com especial destaque para o Brasil”, conclui o comunicado em questão.

 

 

 

 

 

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