[weglot_switcher]

FMI exige que El Salvador recue na Bitcoin

Em setembro o governo país da América central decidiu tornar-se no primeiro país a aceitar a Bitcoin como moeda de pagamento. Esta decisão levou a muitos protestos pelo receio de que pudesse causar mais instabilidade, inflação e empobrecimento.
26 Janeiro 2022, 12h03

O Fundo Monetário Internacional (FMI), pediu ao Governo de El Salvador que recue na medida de tornar a criptomoeda Bitcoin legal no país.

Em causa estão os receios do FMI de que a adoção da moeda venha a causar dificuldades ao país da América central a nível financeiro.

Em setembro o governo liderado pelo presidente Nayib Bukele, decidiu tornar-se no primeiro país em todo o mundo a aceitar a Bitcoin como moeda de pagamento. Esta decisão levou a muitos protestos pelo receio de que pudesse causar mais instabilidade, inflação e empobrecimento.

O FMI avisou o presidente Bukele dos riscos de tornar a Bitcoin moeda legal para o país e enfatizou que não será fácil obter empréstimos junto do FMI se o país mantiver a medida.

O conselho de administração do FMI disse mesmo que pediu às autoridades que “limitem a aplicação da ‘Lei Bitcoin’ removendo-a”.

E explicou que “há vários riscos associados ao uso da Bitcoin e a estabilidade financeira, integridade financeira e proteção do consumidor”. Apontaram ainda que emitir obrigações garantidas por Bitcoin representará um alto risco.

Em setembro, quando a Bitcoin foi tornada legal no país, o governo ofereceu 30 dólares americanos (26,5 euros), em Bitcoin a todos os cidadãos. Para além disso, mais de 200 novos ATMs foram instalados em todo o país.

O tema é ainda um divisor do país pela volatilidade inerente ao ativo, mas a medida foi apresentada como a forma que o país tinha de crescer economicamente e criar empregos.

Desde novembro a Bitcoin já perdeu quase metade do seu valor. Em novembro a criptomoeda estava a transacionar a cima de 55 mil euros por Bitcoin, mas nesta quarta-feira a criptomoeda transaciona abaixo de 35 mil euros por Bitcoin.

Em resposta, o presidente do país, Navib Bukele, no Twitter, onde se apresenta como “CEO de El Salvador” colocou um tweet, onde se lê “Estou-te a ver, FMI. Isso é muito giro”

Esta não foi, ainda assim, a primeira vez que o presidente Bukele foi polémico na rede social.  O presidente disse, como piada, iria depois de uma queda da Bitcoin trabalhar para o McDonald’s. Na sequência dessa mesma piada postou este tweet onde se pode ler “deveria despedir-me do meu emprego no McDonald’s e abrir uma hamburgueria Bitcoin?”.

Há ainda outros tweets como os dois em baixo. No primeiro pode ler-se que “Não, enganei-me, não perdi. El Salvador acabou de comprar 410 Bitcoin por apenas 15 milhões de dólares. Algumas pessoas estão a vender muito barato”. No segundo pode ler-se “A maioria das pessoas entra quando o preço está alto, mas o momento mais seguro e rentável para comprar é quando o preço é baixo. Não é engenharia aeroespacial. Por isso, investe uma parte do teu salário do McDonald’s em Bitcoin. Agora volta para virar mais hambúrgueres, preguiçoso!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.