[weglot_switcher]

FMI revê em baixa crescimento da economia mundial para 3,5% em 2019

A instituição liderada por Christine Lagarde prevê que a economia global cresça 3,5% este ano, menos 0,2 pontos percentuais do que a previsão de outubro. A estimativa de 2018 manteve-se nos 3,7%.
21 Janeiro 2019, 13h00

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu em baixa a projeção de crescimento da economia mundial, apontando agora para 3,5% em 2019 e 3,6% em 2020, menos 0,2 e 0,1 pontos percentuais (p.p.) do que em outubro.

No World Economic Outlook (WEO) divulgado esta segunda-feira, a instituição liderada por Christine Lagarde culpa sobretudo o enfraquecimento do mercado financeiro, o momentum mais suave no segundo semestre do de 2018 e a contração da Turquia e Argentina.

A penalizar o crescimento do produto interno bruto (PIB) mundial esteve ainda a introdução de novos padrões de emissões de combustíveis na Alemanha e as preocupações sobre riscos soberanos e financeiros que pesaram sobre a procura interna em Itália.

“As condições financeiras já estreitaram mais desde o outono. Uma série de fatores, além da escalada das tensões comerciais, pode gerar uma deterioração adicional do sentimento de risco, com implicações adversas no crescimento, especialmente devido aos altos níveis de dívida pública e privada”, alerta o FMI.

Entre os motivos que podem constituir um risco estão uma eventual saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo e uma desaceleração da economia chinesa maior do que prevista. É por isso que a organização internacional lança um desafio aos países: resolvam “rapidamente” os desacordos comerciais, que criam impasses políticos e criam obstáculos a uma economia global já por si em desaceleração.

A nível interno, as várias geografias devem implementar medidas para estimular o crescimento, aumentar a inclusão e fortalecer os amortecedores fiscais e financeiros.

Em relação ao ano passado, o FMI manteve a sua estimativa de crescimento económico, apesar de sinalizar um desempenho mais fraco nalgumas economias da Europa e da Ásia. No WEO anterior, o FMI apontava uma expansão global do PIB de 3,7% em 2018, o que já representava uma diminuição de 0,2 p.p., comparativamente a abril.

“Enquanto o anúncio, a 1 de dezembro, de que o aumento das tarifas fora suspenso por 90 dias na disputa comercial Estados Unidos-China foi bem-vindo, a possibilidade de as tensões ressurgirem na primavera lança uma sombra sobre as perspetivas económicas globais”, defende o FMI, sublinhando que o crescimento do comércio global desacelerou para “bem abaixo” da média de 2017.

Para as economias emergentes, o FMI prevê que o crescimento recue de 2,3% em 2018 para 2% em 2019 e para 1,7% no próximo ano. Quanto aos países em desenvolvimento, o crescimento deverá cair de 4,6% para 4,5% em 2019, mas em 2020 o PIB destes mercados emergentes melhora para 4,9%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.