[weglot_switcher]

FMI vê “avanços muito importantes” na Argentina

Ainda que os indicadores económicos do país apontem para a recessão, o Fundo Monetário Internacional fala em recuperação do país sul americano.
30 Setembro 2016, 10h57

Os técnicos do FMI estão na Argentina para reavaliar a situação económica do país e as primeiras reações foram do economista mexicano Alejandro Werner, tendo este concordado com a perspetiva do ministro do Interior, Rogelio Frigerio, sobre a “recuperação pela qual o país está a atravessar”.

Durante uma conferência organizada pela FIEL (Fundação das Investigações Económicas Latino Americanas), o diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do FMI sublinhou que viram “avanços muitos importantes”.

“Concordamos com a visão apresentada pelo ministro Frigerio sobre a recuperação pela qual o país está a atravessar nos últimos meses e as projeções para o ano que vem com um crescimento positivo da economia argentina”, explicou Alejandro Werner. O economista integra a equipa que está a cuidar de rever o cumprimento do artigo IV do organismo, uma verificação que o país sul americano não autorizava desde 2006.

Estas declarações surgem um dia depois de o INDEC ter publicado os indicadores de pobreza do país. De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística e Censos, a pobreza alcançou 32,2% dos argentinos e 23,1% das famílias no segundo trimestre de 2016. Questionado sobre os números que vieram a público, Werner retorquiu que “saíram ontem e ainda não tivemos tempo para analisar”.

Assim que regressar hoje a Washington, o staff do Fundo Monetário Internacional tem de apresentar o relatório da Diretoria Executiva e entregar ao governo argentino, adianta o diário “Clarín”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.