[weglot_switcher]

Foguete fora de controlo da SpaceX em rota de colisão com a lua

De acordo com os observadores espaciais, o foguete – cerca de quatro toneladas métricas de “lixo espacial”  estará em rota de intersecção com a lua a uma velocidade de cerca de 2,58km/s em poucas semanas.
26 Janeiro 2022, 12h20

Um foguete da SpaceX está em rota de colisão com a lua após quase sete anos a atravessar o espaço, de acordo com especialistas, depois de ter sido lançado da Flórida em fevereiro de 2015 no âmbito de uma missão interplanetária para enviar um satélite meteorológico espacial.

Depois de completar uma longa combustão dos seus motores e enviar o Observatório do Clima do Espaço Profundo da NOAA para o ponto de Lagrange – uma posição neutra em termos de gravidade quatro vezes mais longe do que a lua e em linha directa com o sol – a segunda fase do foguetão ficou abandonada.

Segundo o meteorologista Eric Berger, para esta fase não tinha combustível suficiente para regressar à atmosfera terrestre, mas também “não tinha energia para escapar à gravidade do sistema Terra-Lua”.

“Portanto, tem seguido uma órbita algo caótica desde fevereiro de 2015”, acrescentou Berger numa publicação no “Ars Technica”.

De acordo com os observadores espaciais, o foguete – cerca de quatro toneladas métricas de “lixo espacial”  estará em rota de intersecção com a lua a uma velocidade de cerca de 2,58km/s em poucas semanas.

Bill Gray, resonsável por softwares para localizar objectos próximos da Terra, asteróides, planetas menores e cometas, disse que parte do Falcon 9 irá muito provavelmente atingir o lado mais distante da lua, perto do equador, no dia 4 de Março.

“Este é o primeiro caso não intencional [de lixo espacial a atingir a lua] do qual tenho conhecimento”, acrescentou Gray.

O local exacto que o foguetão irá atingir permanece pouco claro devido ao efeito imprevisível da luz solar “a empurrar” o foguetão e “ambiguidade na medição dos períodos de rotação”, o que pode alterar ligeiramente a sua órbita.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.