[weglot_switcher]

“Foi o interlocutor de todos os Presidentes Portugueses em Democracia”, diz Marcelo sobre ex-líder angolano

O Presidente da República considerou que José Eduardo dos Santos foi um “protagonista decisivo nas relações entre os Estados e os Povos Angolano e Português”.
8 Julho 2022, 15h33

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou que o ex-presidente angolano, José Eduardo dos Santos “foi o interlocutor de todos os Presidentes Portugueses em Democracia” numa nota de pesar publicada no site da presidência.

“O Presidente da República acaba de enviar as condolências ao Presidente João Lourenço e à Família do Presidente José Eduardo dos Santos”, lê-se no comunicado do Presidente da República.

Marcelo destacou que “o Presidente José Eduardo dos Santos foi o interlocutor de todos os Presidentes Portugueses em Democracia, durante quatro décadas, constituindo um protagonista decisivo nas relações entre os Estados e os Povos Angolano e Português”.

“Portugal testemunha o respeito devido a essa longa memória, em período determinante para o nascimento e o arranque da CPLP e do engrandecimento das nossas relações bilaterais após a descolonização”, frisou ainda o Chefe de Estado.

Além de Marcelo também o antigo primeiro-ministro José Manuel Durão Barroso comentou a morte de José Eduardo dos Santos. “Ao tomar conhecimento da morte de José Eduardo dos Santos, Presidente de Angola entre 1979 e 2017, não posso deixar de lembrar com saudade o patriota angolano e o estadista, com quem tive a honra de trabalhar para a paz e a reconciliação nacional em Angola”, lembrou Durão Barroso.

O ex-primeiro ministro recordou que com Eduardo dos Santos “conduziu às primeiras eleições livres e democráticas em Angola, e como tal reconhecidas pelas Nações Unidas e pela comunidade internacional”.

“Este momento fúnebre e triste não é o adequado para fazermos um balanço completo da ação de José Eduardo dos Santos, e das muito complexas situações que Angola teve de enfrentar durante a sua presidência. Mas quero lembrar e reconhecer as palavras amigas que ele comigo sempre teve em relação a Portugal e a importância que sinceramente dava às relações entre os nossos dois países”, referiu Durão Barroso.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.