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Foi ‘vítima’ da Cambridge Analytica? Se o Facebook ainda não o informou, antecipe-se

O Facebook já tem a ferramenta onde pode verificar se a sua conta foi exposta à Cambridge Analytica.
10 Abril 2018, 14h51

O Facebook criou uma ferramenta que dá aos seus mais de dois mil milhões de utilizadores a possibilidade de verificar se a sua conta foi comprometida na polémica com a Cambridge Analytica. Esta é uma das medidas que a empresa de Mark Zuckerberg está a implementar para recuperar a credibilidade perdida.

Para perceber se a sua conta foi uma das afetadas basta já ter feito a autenticação na sua conta do Facebook e aceder a este link. É simples e rápido. O Facebook já começou a notificar alguns dos 87 milhões de utilizadores cujos dados foram obtidos indevidamente e usados pela empresa Cambridge Analytica, mas através do tal site não precisa de ficar à espera. Se tudo estiver bem, a mensagem que lhe vai aparecer é esta:

As minhas informações foram partilhadas? Com base nos registos existentes, nem tu nem os teus amigos iniciaram sessão na “This Is Your Digital Life”. Como resultado, não parece que as tuas informações do Facebook foram partilhadas com a Cambridge Analytica pela “This Is Your Digital Life”.

O Facebook começou na segunda-feira a notificar os utilizadores, cujos dados pessoais possam ter sido expostos à consultora britânica Cambridge Analytica. A iniciativa surge depois de o Facebook ter revelado que a Cambridge Analytica pode ter acedido a dados de 87 milhões de utilizadores, dos quais 63.080 utilizadores são portugueses.

Os utilizadores da redes social vão receber um vídeo tutorial sobre como manter a sua privacidade online ou uma mensagem personalizada sobre como dados pessoais foram usados para fins políticos. O diretor de tecnologia do Facebook, Mike Schroepfer, indica que o link vai aparecer no topo da página e tem como objetivo alertar os utilizadores para as medidas de proteção de dados online.

Em meados de março, foi revelado que a Cambridge Analytica ajudou o republicano Donald Trump a vencer as eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos, através da recolha de informação de cerca de 50 milhões de perfis no Facebook.

A empresa tinha como objetivo recolher informação sobre os eleitores norte-americanos, de forma a conseguir dar resposta às suas necessidades e conquistar votos a favor de Donald Trump. Christopher Wylie, um dos funcionários da empresa na altura conta ao jornal britânico “The Guardian” que a empresa “aproveitou o Facebook para recolher milhões de perfis e construir modelos de análise para direcionar conteúdos pensados nos seus maiores medos”.

A aplicação foi desenvolvida por Aleksandr Kogan, um estudante da Universidade de Cambridge, em colaboração com a Cambridge Analytica, e funcionaria apenas “para uso académico”. No entanto, a informação recolhida, sob a forma de um teste de personalidade, foi depois vendida para ajustar a campanha de Donald Trump às necessidades dos eleitores. A Cambridge Analytica era então gerida por Steve Bannon, um dos principais conselheiros do magnata republicano.

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