Food & Nutrition Awards: vencedores já são conhecidos

International Iberian Nanotechnology Laboratory e Universidade do Minho, Universidade do Porto, CEREALIS e Modelo Continente Hipermercados são os grandes vencedores da 8ª edição do Food & Nutrition Awards (FNA), anunciados na cerimónia assistida por mais de duas centenas de pessoas no último Dia Mundial da Alimentação.

Distribuídos por quatro categorias, foram distinguidos 15 projetos e produtos, entre as mais de 80 candidaturas recebidas, pela sua inovação na indústria agroalimentar.

International Iberian Nanotechnology Laboratory e a Universidade do Minho, com o projeto “GeLife” que desenvolve oleogéis para a substituição de gorduras saturadas e trans em alimentos, ganhou o galardão na categoria de Investigação & Desenvolvimento. Ainda nesta categoria, o projeto “RIVER RICE SUGAR – Adoçante natural obtido a partir de arroz”, do Instituto Superior de Agronomia, e o “Vegetais Bio 2.0”, do G2Gi – Indoor Farming Solutions, foram distinguidos com menções honrosas.

Na categoria de Educação Alimentar, o projeto “Nutriciência: Jogar, Cozinhar e Aprender”, da Universidade do Porto, que promove o aumento do consumo de hortofrutícolas e a diminuição da ingestão de sal e de açúcar, foi o grande vencedor. A este prémio juntam-se as duas menções honrosas que distinguiram as iniciativas “Itau Educa com a Nutri Ventures” do Instituto Técnico de Alimentação Humana, e “Turma Imbatível Para Mais Energia” do Lidl & Cia.

A CEREALIS, com os novos cereais “Nacional + Linha Fruut”, orientados para a promoção de uma alimentação saudável ao pequeno-almoço, conquistou o galardão na categoria Produto Inovação. A demostração de valor na cadeia alimentar foi ainda reforçada pelo “Mel com Frutos Vermelhos” da Arrábida Mel, pelo “VeganChee – Não Sou um Queijo!” criado por Mónica Venda e pelo “Chocolate Cru de Alfarroba (Casa do Bosque)” desenvolvido por Sara Oliveira.

“Transformar-te”, projeto do Modelo Continente Hipermercados que previne o desperdício alimentar dando-lhe valor económico, social e ambiental, foi o premiado na categoria de Sustentabilidade Alimentar. As iniciativas “Toal” de Daniela Costa, “GEOFOOD” do Município de Arouca e “SmartFarmer”, criado pelo Oikos Cooperação e Desenvolvimento, mereceram também menções honrosas.

Pela primeira vez, foi atribuída a distinção FNA – ANI, Born From Knowledge (BfK Awards), um programa de valorização do conhecimento científico e tecnológico promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior através da ANI – Agência Nacional de Inovação que enaltece projetos “nascidos do conhecimento” e resultantes de um trabalho de investigação e desenvolvimento. O RIVER RICE SUGAR – Adoçante natural obtido a partir de arroz, do Instituto Superior de Agronomia, distinguiu-se e beneficiará agora de um processo de consultoria e do apoio da ANI para o desenvolvimento e implementação do projeto.

A 8ª edição do Food & Nutrition Awards, iniciativa de referência que reconhece as boas práticas, os projetos e os produtos do setor agroalimentar e que promove a adoção de estilos de vida saudáveis, fica marcada ainda pela realização da Conferência “O Futuro da Alimentação: Sustentabilidade dos sistemas num mundo em transformação”, que contou com a participação de Lurdes Carvalho, Perita no Comité do Património Mundial da Comissão Nacional da Unesco e oradores internacionais como Marius Robles, CEO e Fundador da Reimagine Food, Lorenzo Pastrana, Responsável pelo departamento de Alimentação e Ambiente do International Iberian Nanotechnology Laboratory e Tim Hogg, Professor e Investigador da Food Life, que participaram num debate moderado por Vanessa Romeu, Diretora de Comunicação do Lidl.

 

Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com o Food & Nutrition Awards.

Recomendadas

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra: 50 anos a ganhar o futuro

A juventude dos seus 50 anos e o prestígio de uma Universidade com mais de 730 anos.

Financiamento sustentável? Sim, e está cada vez mais próximo de si!

O balanço de um encontro entre banca, filantropia e empreendedorismo, unidos com um propósito único: criar modelos económicos mais ecologicamente responsáveis.

Tudo o que precisa de saber sobre o SIFIDE e fundos de investimento – Assista agora!

Assista ao JE Brand Channel webinar: SIFIDE e Fundos de Investimento e descubra todas os benefícios deste sistema para as empresas.
Comentários