Forças Armadas em “queda avassaladora” no número de militares

Caso se mantenha a tendência, o ano 2022 tornar-se-á o pior desde 2011. Os efetivos oficiais são menos 9.114 do que há dez anos (queda de 26%), lembra a Associação de Oficiais das Forças Armadas.

António Silva / Lusa

O número de militares das forças armadas está em “queda avassaladora”, de acordo com a Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA), que em comunicado cita os números divulgados esta quarta-feira pela Direção-Geral da Administração e Emprego Público (DGAEP) relativamente ao segundo trimestre.

Neste período, o sector voltou ver cair o número de militares, desta vez 216, elevando o número de militares perdidos desde o início do ano para 730. Uma tendência de “redução drástica” que, caso se mantenha, pode fazer de 2022 o pior ano desde 2011, reitera a AOFA.

No mesmo documento, aponta-se o dedo às “erradíssimas políticas implementadas na área da Defesa Nacional”, que “estão cada vez mais à vista de todos e já levaram na última década à redução de 9.114 Militares (26,41% do efetivo total).

Através do comunicado, a AOFA apela aos “aumentos nas remunerações”, entre outras medidas, prometendo estar disponível para reunir com o Ministério da Defesa Nacional e com todos os Partidos que têm assento parlamentar, na procura de conseguir ver aprovadas as suas propostas.

Recomendadas

Morreu antigo chefe do Exército, Cerqueira Rocha

O antigo chefe do Estado-Maior do Exército general Octávio Cerqueira Rocha morreu na quinta-feira, aos 90 anos, informou hoje o Exército, que expressou “profunda consternação” e destacou o “ímpeto renovador” do militar.

Defesa defende implementação “decidida, sem hesitações” para potenciar novas leis

A ministra da Defesa destacou este sábado que as reformas introduzidas representaram “um passo fundamental para capacitar as Forças Armadas” face a um cenário “cada vez mais exigente”, mas defendeu uma implementação “sem hesitações” para “ganhos concretos e duradouros”. Helena Carreiras falava na ilha de São Jorge na cerimónia militar das comemorações do Dia do […]

Forças Armadas acompanham navios de guerra russos na passagem por mar português

As Forças Armadas vão acompanhar dois navios de guerra russos no mar português, com destino ao Mediterrâneo, nos próximos dias, informou hoje o EMGFA, assinalando que se trata de “um procedimento normal”.
Comentários