[weglot_switcher]

Formação customizada para empresas em ritmo crescente

Pioneiro no sector, resulta de uma parceria entre a Porto Business School e a Mota-Engil. WoMEn Leaders – Training Program For Leadership, lançado no passado 8 de março, Dia Internacional da Mulher, tem como meta desenvolver, anualmente, skills de liderança em cerca de 70 mulheres no grupo de construção, durante pelo menos três anos consecutivos.
28 Maio 2023, 10h00

Pioneiro no sector, resulta de uma parceria entre a Porto Business School e a Mota-Engil. WoMEn Leaders – Training Program For Leadership, lançado no passado 8 de março, Dia Internacional da Mulher, tem como meta desenvolver, anualmente, skills de liderança em cerca de 70 mulheres no grupo de construção, durante pelo menos três anos consecutivos.

Na formação para empresas, cada caso é realmente um caso e como tal é tratado. Neste caso em concreto, a Porto Business School desenvolveu um programa personalizado B2B, em formato online, com sessões multi-idioma de forma a responder à escala internacional da Mota-Engil. Um tailor made exclusivo que contempla módulos como: Liderança Integral, Finanças, Resolução de Problemas, Sustentabilidade e Gestão da Mudança.

Os programas Customizados para empresas representam uma fatia importante do negócio da formação executiva. Por contraponto aos programas Abertos, os Custom, no original em inglês, são desenhados para apoiar as necessidades individuais das empresas na (trans)formação dos seus quadros. A evolução tecnológica dita objetivos e necessidades diferentes para as empresas e organizações a cada dia. Não por acaso, os programas estão em crescimento.

O papel do program design
Na Nova SBE, os programas Customizados representam aproximadamente 70% da atividade da formação de executivos, revela Pedro Brito, associate Dean @ Nova SBE, com responsabilidade por este segmento do ensino-formação da Escola de Carcavelos.

“No último ano realizámos cerca de 300 projetos, muitos deles desenhados com a participação não só do corpo docente envolvido, mas com as próprias empresas, assegurando que os objetivos dos programas são atingidos”, revela. Esta colaboração contribuiu, segundo o associate Dean, para que a Nova SBE Executive Education ficasse posicionada em 16.º lugar a nível mundial no critério de Program Design no Ranking do Financial Times de 2023, divulgado esta semana.

Num âmbito mais alargado, Pedro Brito explica que os programas Customizados têm evoluido para além da formação e integrado dimensões como inovação, empreendedorismo e investigação. “A liderança foi, é, e continuará a ser uma competência fundamental nas organizações, mas está sempre em evolução. É uma competência crónica. Seja lideranças de equipas, de projetos ou negócios ou liderança de si próprio”, justifica.

Temas relacionais
Filipa Cristovão, Custom and International Programs Director do Iseg Executive Education, diz ao JE que os programas tailor made são uma componente fundamental da atividade da oferta da Escola do Quelhas no segmento para executivos.

O ISEG Executive Education inclui cinco áreas de atuação: ISEG MBA, pós-graduações, formação de executivos, soluções customizadas e consultoria. “As soluções customizadas são a componente B2B da nossa oferta, ou seja, dedicadas ao mundo corporativo. É uma área que está em crescimento na nossa oferta e que representa uma fatia crescente da nossa atividade”, revela. Acrescenta que a procura está a ser “muito significativa” em temas de soft skills, ligados às competências relacionais (negociação, comunicação, persuasão, influência, …), gestão de equipas e liderança.

“As empresas têm necessidades muito variadas. No entanto, o ativo mais importante de qualquer organização são as pessoas, pelo que os temas relacionais são incontornáveis, sobretudo num período pós pandemia, em que alguns laços de convivência e de alinhamento foram quebrados”, explica Filipa Cristovão.

Outro tema com muita procura, adianta, é a sustentabilidade, na ótica ESG (Environment, Social e Governance). As necessidades de regulamentação e os imperativos do mercado, estão a despertar cada vez mais as empresas para a necessidade de incluir na sua estratégia esta abordagem. “Há lacunas de competências nesta área que é fundamental suprir”, destaca a responsável do ISEG Executive Education.

Tailor made é inesgotável
No caso dos programas customizados, o nosso portfólio “tailor made” é inesgotável, diz Céline Abecassis-Moedas, diretora da Formação de Executivos da Católica Lisbon School of Business & Economics ao JE. A oferta vai sendo criada à medida das necessidades de cada empresa.
“Os programas nascem, são cocriados sempre que uma empresa conta connosco como parceiro de desenvolvimento dos seus colaboradores”, explica.

Também na formação Customizada da Católica-Lisbon, os temas mais procurados ultimamente têm sido sustentabilidade, liderança, negociação, transformação digital e diversidade e inclusão.

Conclusão? O foco das empresas e das Escolas, que neste tema da formação Customizada trabalham realmente em parceria, está, como não poderia deixar de ser, nas grandes temáticas societais e da economia do conhecimento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.