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Formação pós-graduada para quem quer melhorar competências

O Jornal Económico perguntou aos responsáveis das principais escolas de negócios portuguesas:

1. Que características de base deve ter uma boa pós-graduação?
2. O que é realmente diferenciador nos cursos de especialização oferecidos pela sua Escola?

Eis as respostas dos responsáveis da Nova SBE Executive Education, Iseg Executive Education, Iscte Executive Education, Católica Porto Business School, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Católica Lisbon School of Business & Economics, ISAG Executive Academy, ISG – Instituto Superior de Gestão, Departamento de Economia, Gestão da UPT- Universidade Portucalense e Porto Business School.

 



Pedro Brito
Associate Dean na Nova SBE Executive Education
Na Nova SBE, para além do rigor académico e o contributo prático do mercado, entendemos que um programa diferenciador deve responder a diferentes dimensões:
Personalização – o aumento exponencial de formatos de aprendizagem, conteúdos cada vez mais segmentados e facilidade do acesso a conhecimento, têm impulsionado uma crescente expetativa de personalização da jornada do aluno individual ou das empresas que procuram soluções customizadas. A tecnologia e em particular, a inteligência artificial tem um papel fundamental em todo o processo – desde a avaliação das necessidades, as recomendações mais adequadas de formação, o acompanhamento da evolução do aluno, etc.

Transferência de conhecimento – a rapidez com que temos de aprender exige que saibamos aprender melhor e, de preferência, que consigamos aplicar os conhecimentos adquiridos ou competências desenvolvidas no nosso dia-a-dia. A introdução de soluções tecnológicas que permitam os alunos ter um guia de aplicação prática, customizada à sua realidade é apenas um exemplo de como a tecnologia assume uma vez mais um papel central na educação.

Carreiras – a expetativa crescente dos alunos mais jovens e também dos executivos relativamente ao papel das escolas no desenvolvimento das suas carreiras exige que se desenvolvam soluções personalizadas, mas escaláveis. Apenas a tecnologia poderá responder a esta dicotomia.

 



Patrícia Teixeira Lopes
Vice-dean da Porto Business School
As pós-graduações da Porto Business School são uma referência não só no contexto nacional, mas também a nível internacional. Este grau de excelência dos nossos programas está diretamente ligado ao ADN da Escola, que fomenta, a todos os níveis e a todos os momentos, a proximidade com o tecido empresarial, através de parcerias com algumas das maiores empresas nacionais e mundiais. Os fatores que tornam a Porto Business School uma escola de negócios única, criada por e para empresas, são, por isso, os mesmos que tornam as nossas formações verdadeiramente diferenciadas e com um real valor para a carreira de todos os profissionais que por aqui passam. Olhando para os conteúdos lecionados nos nossos cursos de
especialização, as parcerias com algumas das melhores instituições de ensino a nível mundial permitem aos nossos estudantes adquirir um vasto leque de conhecimentos e competências, enquanto o corpo docente se destaca por unir o rigor e o conhecimento caraterísticos da academia com a experiência do contexto empresarial, oferecendo perspetivas atualizadas e
comprovadas em contexto real, fundamentadas com base na experiência.

Outra das muitas caraterísticas diferenciadoras das pós-graduações da Porto Business School reflete-se, através das diferentes atividades e momentos criados, na oportunidade única de interagir, aprender e partilhar experiências, desafios e conhecimento com outros profissionais de áreas distintas, com experiências e percursos que, apesar de diferentes, contribuem para uma visão mais completa e heterogénea do mundo empresarial.

 

Cristina Bernardo


Carlos Vieira
Diretor Executivo da Formação Executiva da Católica Porto Business School
As pós-graduações devem transmitir conhecimentos técnicos fundamentais, mas, principalmente, potenciar a antecipação futura dos setores alvo dos mesmos. Na Católica Porto Business School (CPBS), toda a estrutura científica está sustentada na ligação permanente da realidade prática (e até da sua antecipação) a componentes de investigação /research, que permitam uma disseminação de conhecimento. E também procuram dotar os alunos de ferramentas de construção teórico-prática, que permitam processos de tomada de decisão mais sustentados. E a isto, associamos as componentes de soft-skills que também maximizem temas como a tomada de decisão, associada às atividades de trabalho em grupo, gestão de conflitos, entre outros.

Além disso, na CPBS há também uma vivência assente numa aprendizagem que promove reflexões, partilhas de experiências, interações dinâmicas com colegas, professores nacionais e internacionais, empresários, alumni, num campus universitário onde, por força da existência de oito faculdades, se cruzam diferentes saberes e se promove um networking diferenciador. E sempre com um espírito de inovação e visão global.

A tudo isto, somamos ainda várias parcerias e distinções nacionais e internacionais. E aqui destacamos que a Universidade Católica Portuguesa foi reconhecida, pelo quarto ano consecutivo, como a melhor universidade portuguesa pela Times Higher Education, no THE World University Rankings 2023. E, em particular, a Católica Porto Business School faz parte de um grupo muito restrito de menos de 1,5% de escolas de negócios com distinções de acreditação EQUIS (EFMD Quality Improvement System, da European Foundation for Management Development), AMBA (Association of MBAs) e AACSB.

 



Catarina Paiva
Diretora dos Programas de Inscrição Aberta do ISEG Executive Education
As pós-graduações são programas estruturantes que visam dotar os participantes de know how e competências técnicas para aplicação imediata e com impacto nos seus contextos profissionais. São programas que comparativamente a formações executivas são mais longos, que possibilitam uma formação muito sólida e um maior aprofundamento dos temas core, com um enquadramento teórico e simultaneamente prático.

Através das pós-graduações, os participantes adquirem uma formação abrangente em variadas áreas e, ao mesmo tempo, ferramentas que lhes permitem de forma imediata potenciarem os seus níveis de performance individual e também das suas equipas. As pós-graduações são ainda um importante fator em termos de desenvolvimento de carreira quer para quem pretenda desenvolver uma carreira de gestão, quer para quem pretenda assumir funções em diferentes áreas funcionais da empresa.

Para as empresas, apostar na formação dos seus quadros através das pós-graduações, traduz-se ainda num importante fator, não só de desenvolvimento de competências e consequente melhoria de negócio e produtividade, mas também numa forma de atrair os melhores talentos para as suas organizações, potenciar a mobilidade interna e diminuir o turnover.

O ISEG Executive Education é a referência nacional em pós-graduações, com um grande histórico de inovação neste tipo de programas, onde se destaca o pioneirismo em áreas como a Sustentabilidade e Data Science &Business Analytics e, mais recentemente, em áreas como a Inteligência Artificial e Machine Learning. As pós-graduações do ISEG- Exec Education têm ainda a exclusividade de algumas reputadas parcerias e acreditações internacionais, como a RICS na área do Imobiliário. Para além da RICS, as nossas pós- graduações têm importantes certificações e parcerias como é o caso da EFFAS na área de Análise Financeira e com o World Economic Forum, para além de termos sido reconhecidos como uma das melhores escolas de gestão do mundo em formação executiva pelo prestigiado ranking do Financial Times. O facto de pertencermos ao ISEG, a Escola de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa é igualmente uma grande mais-valia e diferenciação, por termos o maior e mais qualificado corpo docente nas áreas da Gestão em Portugal, a que se juntam profissionais com valiosa experiência de mercado. Muitas das nossas Pós Graduações têm projetos aplicados, onde os participantes têm oportunidade de colocar em prática, através de uma metodologia hands on, e em alguns casos através do acompanhamento de mentores e tutores para uma melhor consolidação da aprendizagem.

 



Madalena Duarte
Subdiretora para o Ensino Pós-Graduado e Formação Avançada da Faculdade de Economia da UC
Qualquer curso pós-graduado deve ter duas caraterísticas fundamentais: um compromisso coletivo muito sólido com a qualidade do ensino; e a capacidade de fornecer aos estudantes os instrumentos necessários para responder aos principais desafios que se colocam às organizações nas quais estão inseridos, num mundo global, fortemente competitivo e em constante mudança tecnológica. Para além destas características, a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC)caracteriza- se por um ambiente interno muito acolhedor, sempre orientado para estratégias de internacionalização e apoiado numa investigação de qualidade; além disso, é bem patente um forte compromisso com a interdisciplinaridade, permitindo aos estudantes beneficiar de uma coabitação virtuosa de diferentes áreas científicas. Os programas de estudo oferecidos pela FEUC estão fortemente empenhados na inovação, na melhoria da aprendizagem ao longo da vida, na melhoria das competências transversais, no desenvolvimento das competências exigidas pelos empregadores, na promoção de práticas de gestão responsável e na preparação dos estudantes para um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, ajudando-os a tornarem-se futuros líderes.

A ligação dos cursos oferecidos às dinâmicas do mercado de trabalho é uma realidade consolidada e na qual a FEUC se tem empenhado, promovendo diversas iniciativas que fazem um apelo ao reforço das interações com os membros da “Rede Parceiros FEUC”, composta por mais de uma centena de entidades. A este respeito, o papel do Gabinete de Empregabilidade e Empresas é fundamental, tendo como principal objetivo contribuir para o fortalecimento da ligação da Faculdade às empresas e à comunidade em geral, promovendo a aproximação dos estudantes ao mercado de trabalho e o desenvolvimento de competências que facilitem uma inserção profissional bem-sucedida. De entre as várias iniciativas que o GEE tem desenvolvido, podemos destacar os CEOtalks@FEUC, os BusinessCases@FEUC ou ainda o FEUC@company.

 



José Crespo de Carvalho
Presidente da Comissão Executiva do ISCTE Executive Education
1 Antes de mais preparar para saber fazer, saber estar e ser. Depois ter um profundo carácter humanista. Proporcionar network e chegar a um patamar de conteúdos e formatos que sejam suficientemente interessantes para poderem marcar quer participantes que docentes e criar aprendizagem para ambos.

2 Sermos orientados mais a saber fazer, estar e ser, como disse. Não que não sejamos inspiradores. Mas essa não é a vitamina e o drive que procuramos, a não ser pontualmente. O que pretendemos é dotar os nossos participantes de uma vivência interpares e com docentes de nível superior que lhes permita serem melhores profissionais e melhores pessoas. Mais autónomos, mais decisores, mais inteiros. E obviamente mais humanos.

 



Miguel Varela
Diretor do ISG – Instituto Superior de Gestão
Com as atuais dinâmicas e ritmos de evolução da sociedade e dos mercados, a formação ao longo da vida é entendida como atualização ou reciclagem de conhecimentos ou até readaptação a novas áreas profissionais.

Durante muitos anos as pós-graduações eram vistas apenas como uma especialização em determinada área. Com o desenvolvimento dos mercados, as capacidades de adaptação a novas realidades e novas profissões tornou-se uma constante, sendo valorizadas cada vez mais as competências pessoais, designadas como soft skills. Os cursos de pós-graduação são de natureza mais curta do que nos anos anteriores pois não se justificam atualmente cursos de pós-graduação, não conducentes a grau académico, com duração de um ou mais anos, por pressão das empresas e organizações que acompanham o ritmo alucinante das transformações constantes dos mercados.

O ISG transformou toda a sua oferta formativa pós-graduada, reduzindo a generalidade das pós-graduações para menos de 200 horas e para apenas um semestre, excetuando as que têm exigências próprias de certificação. Uma das apostas que funciona como fator diferenciador do ISG é exatamente toda a oferta pós-graduada estar certificada pelas principais associações representativas do respetivo sector de atividade.

 



Céline Abecassis-Moedas
Diretora da Formação de Executivos da Católica Lisbon School of Business & Economics
O nosso portefólio centra-se em programas executivos para profissionais que necessitem de uma formação totalmente focada em ter um output real na sua carreira e no seu dia-da-dia profissional.

Temos como objetivo desenvolver profissionais de forma transformacional, mas sem foco na avaliação formal e sem adicionar horas para cumprir com requisitos académicos, porque percebemos que os executivos de hoje não pretendam estudar para momentos de avaliação, mas sim focar em aprender, inovar, desenvolverem-se profissional e pessoalmente, assim como estabelecer contactos e potenciar redes de oportunidades.

Uma pós-graduação na nossa Universidade tipicamente terá um mínimo de 100 horas e implica uma avaliação formal individual que cubra a totalidade das horas lecionadas. Apesar de termos soluções com avaliação entre o nosso portefólio, a prioridade está em potenciar outras metodologias como estudo de caso, projetos de grupo e imersões empresariais do que em colocar os nossos participantes a “estudar”.

Para executivos que tenham interesse numa solução mais académica, temos os nossos executive masters, que formalmente são programas executivos que permitem a conclusão de um percurso académico de exigência académica, com a hipótese de realização de mestrado ou projeto e que cobrem as áreas críticas da gestão.

 

 

Cristina Cunha
Coordenadora da ISAG Executive Academy
Os programas da ISAG – Executive Academy assentam em três pilares: excelência académica, networking e experiência prática.
A excelência académica é garantida pela qualidade dos nossos docentes, que são especialistas nas suas áreas e com uma ampla experiência profissional e académica. Os programas são desenvolvidos com base nas melhores práticas e teorias contemporâneas em cada área de conhecimento, e são constantemente atualizados para garantir a relevância e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos pelos participantes.

O networking permite que os estudantes desenvolvam contatos e conexões com outros profissionais e empresas do setor. A ISAG – Executive Academy oferece uma ampla rede de parceiros nacionais e internacionais, bem como oportunidades de participação em eventos e atividades que permitem aos estudantes expandir as suas redes de contatos.

Por fim, a experiência prática permite aos participantes aplicar os conhecimentos teóricos em situações do mundo real. A formação executiva incentiva os estudantes a participarem em projetos e estudos de caso, a realizarem trabalhos em equipa e visitas a empresas e organizações relevantes para a sua área de estudo, proporcionando assim uma experiência prática valiosa e enriquecedora.

A relação próxima e colaborativa com o mercado de trabalho e as empresas, garante-nos que os programas oferecidos estão alinhados com as necessidades do mercado em geral e que quem nos escolhe para fazer uma pós-graduação ou curso de especialização tem acesso a conhecimento e ferramentas de trabalho de última geração.

 

Shital Jayantilal
Diretora do Departamento de Economia e Gestão da UPT- Universidade Portucalense
A aposta numa pós-graduação é, sem dúvida, essencial para a progressão e crescimento dos profissionais. Acresce que, para as empresas, é cada vez mais evidente que o investimento em profissionais qualificados fortalece a sua posição competitiva. A aposta na melhoria contínua das competências assume-se assim como um fator crítico de sucesso e de criação de valor.
Esta necessidade de enriquecer e desenvolver conhecimentos acentuou-se com o recente período que vivemos que criou oportunidades a gestores e organizações, realçando a capacidade para lidar com situações imprevistas, realçando e reforçando a resiliência e flexibilidade necessárias para redirecionar negócios, projetos e equipas.

A UPT tem uma ligação muito próxima com as empresas, e por isso sempre se preocupou em formar gestores numa perspetiva transversal, complementado os hard skills com essas competências pessoais e relacionais. Da formação executiva da UPT, realço o MBA para Gestores de PME. O nosso MBA é uma formação diferenciadora, concebida para ir ao encontro das necessidades destes gestores, adequada à realidade empresarial que vivem. O corpo docente tem uma vasta experiência académica e empresarial, complementada pela investigação orientada para os desafios que estas empresas enfrentam. Todos os cursos da UPT, e este MBA em particular, tem o objetivo de reforçarem, não só as competências técnicas, mas também as chamadas soft skills dos alunos.

O nosso MBA é orientado para o desenvolvimento das competências mais valorizadas no mercado de trabalho, apostando numa forte componente prática através de estudos de casos reais, simulações em ambiente empresarial e trocas de experiências. Privilegia-se ainda o desenvolvimento de competências de liderança, comunicação, gestão de conflitos, criatividade e inovação.

Por esta razão, o MBA para Gestores de PME tem uma forte componente prática, dinamizada pelo recuso a estudos de caso reais, simulações, e troca de experiências com outros gestores.
A experiência de aprendizagem da nossa formação executiva, e do MBA para Gestores de PME, em particular, irá permitir o desenvolvimento dos profissionais em pensadores criativos e críticos, solucionadores de problemas e cidadãos e líderes orientados para a criação de valor nas suas empresas e agentes ativos no progresso da nossa sociedade.

 
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