[weglot_switcher]

Fórum Oceano assina memorando de cooperação com a Organização Mundial de Turismo

O Memorando de Entendimento assinado entre o Fórum Oceano (FO) – entidade gestora do cluster do mar português e a Organização Mundial de Turismo (OMT) tem como objetivo reforçar a cooperação entre as duas entidades.
9 Maio 2023, 11h52

O Fórum Oceano assinou um memorando de cooperação com a Organização Mundial de Turismo. O Memorando de Entendimento assinado entre o Fórum Oceano (FO) – entidade gestora do cluster do mar português e a Organização Mundial de Turismo (OMT) tem como objetivo reforçar a cooperação entre as duas entidades.

A Organização Mundial do Turismo (OMT) é uma agência especializada das Nações Unidas e a principal organização internacional pública na área do Turismo, abrangendo 166 países e territórios e mais de 500 membros afiliados representando o setor privado, instituições, associações de turismo e autoridades locais de Turismo.

O documento assinado assume “a vontade de cooperação das duas entidades em áreas como a promoção de iniciativas e modelos de negócio na economia azul sustentável e a vontade de acelerar a descarbonização do setor do turismo, através da adaptação e de ações de mitigação das emissões e prevê a realização de reuniões regulares entre as partes”, segundo o comunicado.

“Com base na Declaração de Glasgow sobre a Ação Climática e as quatro principais linhas de ação (medir, descarbonizar, regenerar, financiar), o documento  assume a ambição de desenvolver um instrumento de financiamento inovador, que combine o apoio à adoção das melhores práticas ambientais e de sustentabilidade com a integração de modelos de consumo e de produção sustentáveis e com a inovação”, refere o Fórum.

Nesse sentido, “o apoio à conceção e implementação de instrumentos financeiros sustentáveis e de ecossistemas empresariais, de inovação e criativos, que potenciem modelos de negócio, na área do turismo azul, que assumam a centralidade dos critérios ESG, é objetivo central no Memorando assinado”, explica  institução.

Para Ruben Eiras, secretário-geral do Fórum Oceano, o “acordo alcançado mostra a relevância da associação entre os atores nacionais e internacionais da economia azul”, salientando, ainda, que “o FO e a OMT comungam do mesmo princípio, ou seja, apostar numa economia azul sustentável, com base na criação de modelos de negócio baseados na inovação, na descarbonização e na circularidade, também na área do turismo azul”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.