Fórum para a Competitividade lança projeto Exportadoras Outstanding

O projeto Exportadoras Outstanding conta com a Allianz, o BBVA, a Caixa Geral de Depósitos, a COSEC, a PWC e ainda as escolas de negócios AESE e Porto Business School como parceiros que vão disponibilizar o seu aconselhamento estratégico, jurídico, fiscal, de apoio à captação de investimento, formação e apoio ao crédito.

O Forum para a Competitividade juntou várias empresas para trabalharem em parceria com o objetivo de potenciar e fazer crescer as exportações nacionais.

O projeto Exportadoras Outstanding conta com a Allianz, o BBVA, a Caixa Geral de Depósitos, a COSEC, a PWC e ainda as escolas de negócios AESE e Porto Business School como parceiros que vão disponibilizar às empresfórumas o seu aconselhamento estratégico, jurídico, fiscal, de apoio à captação de investimento, formação e apoio ao crédito.

Segundo o comunicado do Fórum liderado por Pedro Ferraz da Costa, ao projeto associaram-se também grandes empresas exportadoras de várias áreas de atividade, como a Bondalti (química industrial), a fabricante de autocarros CaetanoBus, a farmacêutica Hovione, a Navigator e a Tabaqueira. “Estas empresas vão ajudar a abrir caminho às de menor dimensão, pondo ao dispor a sua experiência”, explica o Fórum.

O projeto Exportadoras Outstanding, da responsabilidade do Fórum, “surge da real importância que as exportações têm na economia portuguesa (num momento em que o crescimento das exportações desacelerou, contribuindo de forma menos positiva para o PIB) e do grande potencial de crescimento que o setor ainda apresenta, sendo a cooperação empresarial uma forma de impulsionar esse crescimento”, refere.

“O objetivo do projeto é que empresas exportadoras de grande escala e parceiros especialistas em várias áreas no apoio à exportação sejam mentores e autênticos “porta-aviões” de lançamento para empresas exportadoras de menor dimensão, mas com grande potencial de crescimento”, diz o Fórum.

“Estamos a falar de empresas que já exportam, mas que têm potencial para o fazer em maior escala e em mercados diferentes. A falta de escala tem sido uma das fragilidades das empresas portuguesas no que à exportação diz respeito, por isso vimos nesta ideia uma forma de conjugar sinergias e capacitar as melhores empresas exportadoras para serem ainda maiores e ajudarem a fazer crescer as exportações”, diz Pedro Ferraz da Costa, presidente do Forum para a Competitividade.

O projeto Exportadoras Outstanding conta com quatro workshops anuais que vão decorrer em diferentes cidades do país e onde as empresas vão contactar diretamente umas com as outras e com os parceiros estratégicos, revela a nota.

Recomendadas

Presidente promulga apoios às famílias mais vulneráveis

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje o diploma que estabelece medidas excecionais de apoio às famílias mais vulneráveis para mitigar os efeitos da inflação, segundo uma nota publicada no ‘site’ da Presidência.

IVA zero do cabaz de produtos e apoios à produção custam 600 milhões de euros

O valor foi avançado hoje pelo primeiro-ministro, António Costa, em Lisboa, na cerimónia de assinatura do pacto para a estabilização e redução de preços dos bens alimentares entre o Governo, a Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) e a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

São estes os 44 produtos que vão ter IVA zero. Veja a lista

O Governo chegou a acordo com a produção e a distribuição alimentar e vai, assim, avançar com um alívio fiscal para um cabaz de 44 produtos, das frutas e legumes à massa e arroz, passando pela proteína animal. Os preços deverão baixar a partir de abril. Veja a lista completa.
Comentários