[weglot_switcher]

E se fosse em Portugal quem ganharia: Trump ou Clinton?

Sondagem da Win Gallup International teve recolha de dados pela Marktest n caso português.
  • Jonathan Ernst/Reuters
6 Outubro 2016, 18h03

A pergunta “Imagine que poderia votar nas eleições para a escolha do presidente americano, em quem votaria?” foi feita a 45 países pela Win Gallup Internacional. Em Portugal, a candidata democrata ganharia com a maior percentagem de votos (85%), enquanto Trump não conseguiria sequer ultrapassar a taxa de indecisos (5% contra 10%, respetivamente).

A sondagem dá conta de que, em termos globais, 59% dos inquiridos votariam em Hillary Clinton para presidente, 25% em Donald Trump e 16% não sabem ou não respondem à questão.

Apenas em dois países do estudo Trump sairia vencedor: na Palestina e na Rússia, com 40% e 33% das intenções de voto, respetivamente.

Enquanto o mundo parece ter uma opinião bem definida sobre quem deve ser nomeado para presidente dos EUA, entre os norte-americanos mantém-se o clima de indecisão. Embora a sondagem dê uma vitória a Hillary Clinton sobre Donald Trump, a diferença entre ambos é a mais pequena dentro do conjunto de países analisados. Nos EUA, Clinton consegue 48% das intenções de voto, Trump 41% e 11% não sabe ou não responde.

O estudo foi realizado entre agosto e setembro de 2016, com uma amostra de 44 194 entrevistados, residentes em 45 países de todas as regiões do Mundo. Em Portugal, a Marktest, empresa associada à network internacional, Win Gallup International, foi a responsável pela recolha de informação, que consistiu num estudo online junto de uma amostra de 516 indivíduos com 18 e mais anos.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.