A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) recebeu financiamento da parte da União Europeia no âmbito de um projeto que visa combater o ‘Match-Fixing’ (resultados combinados). A iniciativa Desporto Contra o Match-Fixing (SAMF) deve começar a ser executada já este mês e durante dois anos, o que vai permitir à FPF receber 400 mil euros para realizar ações contra a combinação de resultados de partidas desportivas. A informação foi divulgada esta terça-feira, no site da Federação.
Com o acesso a este financiamento europeu, a ideia é promover ações de sensibilização para jovens atletas, que pertençam aos escalões de formação de várias modalidades desportivas. Pretende-se alertar para os vários “perigos” desta prática, assim como “o impacto negativo que a associação a este fenómeno tem nas suas carreiras.” A FPF vai recorrer a tecnologias indicadas para as idades dos participantes.
Durante a época desportiva que está quase a chegar ao fim, a unidade de Integridade e Compliance da FPF promoveu várias iniciativas de sensibilização acerca do match-fixing dedicadas a atletas que participam em competições organizadas pela Federação.