[weglot_switcher]

França: Macron vence segunda volta com 58% dos votos e é reeleito presidente

O presidente incumbente renova o seu mandato no Eliseu e volta a bater Marine Le Pen, a candidata de extrema-direita, que deverá ter conseguido 42% dos votos. Abstenção foi a mais alta dos últimos 50 anos.
24 Abril 2022, 19h08

Emmanuel Macron manter-se-á no Eliseu para novo mandato como Presidente da República francês, apontam as principais sondagens à boca das urnas, devendo ter conseguido à volta de 58% dos votos contra Marine Le Pen, a candidata de extrema-direita que terá chegado aos 42%.

A sondagem da Ipsos para a France 24 aponta para 58,2% dos votos para o presidente incumbente, que assim renova o seu mandato à frente de uma das principais economias europeias numa altura crítica para o continente, com o conflito na Ucrânia. A abstenção terá sido a mais elevado dos últimos 50 anos, projeta também a Ipsos, chegando aos 28%.

Esta será uma margem superior à prevista pela generalidade das sondagens, embora a diferença entre ambos os candidatos se tenha vindo a alargar nos últimos dias, especialmente depois do debate entre os dois. Ainda assim, para Le Pen é um resultado muito superior ao conseguido há cinco anos, quando a líder da Frente Nacional conseguiu 33,9% dos votos.

Na primeira volta, Marine Le Pen havia convencido 23,15% dos eleitores, qualificando-se assim para a segunda volta. Emmanuel Macron liderou a primeira volta, com 27,85% dos votos.

[notícia atualizada às 19h13]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.