[weglot_switcher]

França: preço da manteiga dispara 180% e ameaça croissants e bolo-rei

Os fabricantes franceses de croissants ameaçaram aumentar o preço deste produto típico. A culpa é do preço da tonelada de manteiga, que em 2016 era de 2500 euros e este ano atingiu os 7000 euros. O ministro francês da Agricultura já afirmou que a escassez “não vai durar”.
30 Outubro 2017, 13h18

De 2500 euros em 2016 para 7000 em 2017. Esta é a evolução do preço da tonelada de manteiga, o que tem gerado uma falta de produto nas prateleiras de supermercados, ao mesmo tempo que ameaça os produtos que dela dependem, maioritariamente a pastelaria, com os produtores de croissants a ameaçarem com um aumento do preço deste bolo típico francês, adianta a Reuters.

Numa altura em que o Governo de Macron quer ser mais juntos para com os agricultores, a questão já chegou ao executivo, com o ministro da Agricultura de França a vir a público afirmar que a escassez “não vai durar”. A escassez resulta de uma descida na produção leiteira e no aumento da procura global de manteiga, refletindo uma variação nutricional: depois de mais de três décadas, os nutricionistas passaram a considerar que as matérias gordas animais são essenciais para um estilo de vida saudável.

À agência noticiosa, o pasteleiro Samir Kichou explica o problema e revela que, em breve, terá de passar para o consumidor o aumento do custo da matéria-prima: “Com o aproximar da época festiva, e como o bolo-rei precisa de muita manteiga, se os preços não descerem, teremos de passar para o consumidor o aumento dos custos.”

A crise não é de agora, afirma também a Reuters, aludindo ao facto de que em agosto a cooperativa dinamarquesa Arla Foods já havia alertado para a possibilidade de escassez de manteiga até ao final do ano. No entanto, e apesar do aumento dos preços, os produtores franceses de leite afirmam não beneficiar do aumento do preço da manteiga, argumentando que os seus ganhos estão ligados com os preços do leite e do leite em pó.

O problema do fornecimento de manteiga coloca ênfase nas dificuldades que enfrenta Emmanuel Macron para concretizar a promessa eleitoral de alterar as práticas na cadeia de fornecimento de bens alimentares, a favor dos agricultores.

A Reuters adianta ainda que o mercado da manteiga está a corrigir, com os preços a diminuírem, na medida em que a produção de leite deverá subir até ao final do ano, mas os efeitos da escassez poderão durar até ao aumento da procura esperado pela época festiva do final do ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.